para que aprendam a ler e a escrever, os alunos totalmente cegos, se utilizarão do Sistema Braille (sinais formados por combinações de pontos em alto-relevo que podem ser sentidos pelo tato), o que lhes será ensinado pelo professor especializado.
Adaptações, como história em quadrinhos em áudio através de podcast, podem ser uma alternativa para dinamizar a sala de aula. Outro instrumento que pode ajudar é o MecDaisy, um software que faz a reprodução de livros e textos em áudio no computador, o que pode auxiliar o aluno a fazer a 'leitura' dos livros didáticos.
Sugestão: você pode escrever em braille uma linha assim: a, a, a, a, a, l, a, a, a. Peça para a criança para encontrar a letra diferente. Escreva o nome dele/dela e coloque uma palavra diferente no meio; pedindo para encontrar tal palavra, da mesma maneira exemplificada com as letras.
De modo geral, a pessoa com baixa visão pode se beneficiar do uso de óculos, lupas e lunetas especiais, adaptações no uso de cores e contrastes, focos de luz para leitura e textos com caracteres ampliados.
13 dicas para brincar com crianças com deficiência visual
Sentidos remanescentes são os sentidos intactos que podem ser utilizados e estimulados para melhor qualidade de vida da pessoa com deficiência visual e/ou com outras deficiências associadas, como tato, olfato, audição, percepção vestibular, visão residual etc.
O ábaco e o material dourado permitem trabalhar com os alunos desde princípios de contagem até as quatro operações. Esses materiais podem e devem ser utilizados por todos os alunos, podendo até mesmo serem confeccionados por eles.
O cubaritmo é composto de uma grade onde se encaixam cubos com pontos em relevo do sistema braile de escrita numérica em cada um dos seis lados (os quatro pontos superiores), correspondendo aos numerais de 0 a 9 (figura 6), além de uma face lisa e uma face com um traço (que será utilizado como separador na operação).
O Kit Multiplano refere-se a aparelho didático destinado a auxiliar o aprendizado da matemática e estatística. É possível adotar uma perspectiva de educação regular e/ou inclusiva, que possibilita o manuseio por todos os estudantes.
CAIXA DE VOCABULÁRIO: CAIXA DE PLÁSTICO OU DE PAPELÃO CONTENDO MINIATURAS COLADAS EM CARTÕES COM O NOME DO OBJETO EM BRAILLE E EM TINTA.
Ainda neste decreto, encontramos que esses impedimentos são denominados “barreiras”, quando existir qualquer entrave ou obstáculo que limite ou empeça o acesso, a liberdade de movimento, a circulação com segurança e a possibilidade de as pessoas se comunicarem ou ter acesso à informação.
O professor especializado em deficiência visual precisa estar sempre junto de seus alunos, que são cegos e/ou apresentam visão subnormal, para favorecer experiências sensoriais e perceptivas (auditivas, olfativas, gustativas, táteis e cinestésicas); trabalhar com as atividades de vida diária; orientar quanto à ...
A Organização Mundial de Saúde classifica a deficiência visual em seis graus de acordo com a acuidade visual (AV) da pessoa. Quando a perda de visão é parcial denomina-se visão subnormal. A visão subnormal pode ser ligeira, moderada ou grave. Quando a perda de visão é total ou quase total denomina-se cegueira.
6 dicas para ajudar uma pessoa com deficiência visual sem pagar mico
Falamos em “cegueira parcial” (também dita legal ou profissional): nessa categoria estão os indivíduos apenas capazes de contar dedos a curta distância e os que só percebem vultos. Mais próximos da cegueira total, estão os indivíduos que só têm percepção de projeções luminosas.
Irritação, olhos avermelhados e / ou lacrimejantes; Pálpebras com as bordas avermelhadas ou inchadas; estrabismo; nistagmo (olhos em constante oscilação);
Os principais tipos de deficiência física, segundo o Decreto nº 3.
Deficiência Física: alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ...
São alterações completas ou parciais de um ou mais segmentos do corpo humano, que acarretam o comprometimento da mobilidade e da coordenação geral, podendo também afetar a fala, em diferentes graus.