Georges-Pierre Seurat (Paris, 2 de dezembro de 1859 — Paris, 29 de março de 1891) foi um pintor e pioneiro do movimento pontilhista, também chamado divisionismo.
Além da beleza e da inovação desse estilo de pintura, o pontilhismo também promoveu aspectos bem similares aos da posteriormente chamada op art. Isto é, o uso de pequenos pontos e manchas originados da justaposição de cores, causava efeitos ópticos naqueles que observaram as obras desse gênero.
Resposta. Resposta: pontilhismo a preocupação real estava nos estudos das cores e no divisionismo causado pela justaposição dos pontos, enquanto no impressionismo a preocupação era na incidência da luz nos objetos e na transitoriedade do momento. ... divisionismo.
Movimento artístico que ocorreu na Europa nos séculos XIX e XX. O Pós-Impressionismo foi uma tendência artística que ocorreu na Europa, sobretudo, na França no final do século XIX e início do século XX. O movimento teve influência, principalmente na pintura e na escultura.
c ( ) Eliseu Visconti.
Resposta: O impressionismo chegou ao Brasil anos após se estabelecer nos países da Europa. No fim do século XIX, a pintura de paisagem ao ar livre foi implantada na Academia de Belas Artes pelo pintor Grimm, ainda que contra a vontade dos acadêmicos da época. Dois anos depois seu contrato não foi renovado.
Características do impressionismo nas artes plásticas: - Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural; - Valorização da decomposição das cores; - Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada; - Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.
O Impressionismo foi um movimento artístico que nasceu em Paris , em 1874, graças a um grupo de pintores que se revoltou contra as regras acadêmicas. É o primeiro movimento moderno. ... Essa luz fuza foi o tema central da pintura impressionista.
Claude Monet
A preocupação dos realistas em renovar a Arte foi desdobrada pela geração de pintores seguinte na década de 1860. Eram jovens que buscavam formas de retratar a luz natural e as figuras ao ar livre. Assim nasceu o Impressionismo, um dos movimentos mais conhecidos da história, inaugurando a Arte Moderna.
Degas
É considerado um dos mais importantes artistas brasileiros do período e o mais expressivo representante da pintura impressionista no Brasil....
1841 - 1919 *Período impressionista* - Renoir se interessava por retratar o bonito e agradável, sempre deixando os problemas e coisas feias para o mundo real. Seu principal objetivo, como ele próprio afirmava, era conseguir realizar uma obra agradável aos olhos.
Ao contrário dos demais impressionistas, Degas nunca quis destacar-se totalmente do passado e o seu empenho artístico foi sempre voltado para conciliar o “velho” e o “novo” .
Embora não se considerasse um pintor impressionista. Havia alguns elementos que o diferenciava dos demais impressionistas; costumava pintar em seu estúdio e não ao ar livre e preferia as temas ligados aos interiores e ao quotidiano parisiense ao invés de paisagens e temas campestres.
Atualmente é considerada uma de suas obras-primas.