Surdez significa que eu não consigo entender ninguém. Quando alguém fala no almoço, eu quero saber o que estão dizendo. Eu perco as conversas diárias, o bate-papo, as amizades feitas por proximidade. E o pior é que eu não tenho escolha na questão.
Deficiência Auditiva: consiste na perda parcial ou total da capacidade de detectar sons, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou na composição do aparelho auditivo. Surdez: é considerado surdo todo aquele que tem total ausência da audição, ou seja, que não ouve nada.
Apesar do debate em torno das causas da surdez súbita, é possível identificar algumas razões que interferem no surgimento desse tipo de problema.
A surdez súbita é a perda repentina da audição ou a piora abrupta de uma alteração auditiva preexistente. A sua ocorrência é maior em pessoas com mais de 40 anos e pode acontecer em apenas um dos ouvidos ou em ambos. Geralmente, há uma recuperação espontânea em 15 dias.
A surdez súbita é uma perda de audição rápida e inexplicada, geralmente em um ouvido, de instalação repentina ou em até 3 dias. Deve ser considerada uma emergência médica. Qualquer pessoa que experimente essa perda auditiva repentina, deve visitar um Otorrinolaringologista imediatamente.
Sintomas da perda auditiva As palavras como "pena" e "geada" são de repente muito difíceis de ouvir. Os sons da natureza também podem ter desaparecido. Se você não pode mais ouvir canções de pássaros ou o som de pingos de chuva no telhado, isso pode ser outro sinal de perda auditiva.
O que é o exame de audiometria? É o exame realizado pelo médico otorrinolaringologista ou fonoaudiólogo que tem o objetivo de avaliar a capacidade do paciente em ouvir e reconhecer os sons.
São elas: rubéola, toxoplasmose, sarampo, sífilis, herpes, diabetes, pressão alta, meningite, entre outras. A surdez que essas doenças causam é a chamada surdez de percepção ou neurosensorial. Nesse tipo de surdez ocorre lesão nas células nervosas e sensoriais que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro.