A cultura orienta o comportamento das pessoas dentro da organização, são normas informais que direcionam as ações dos colaboradores para atingir os objetivos organizacionais. ... O clima organizacional influencia na motivação e no desempenho dos membros das organizações e refletindo no ambiente interno das empresas.
Enquanto a liderança adequada ajuda a engajar e motivar pessoas, a cultura organizacional cria a base sustentável para que o engajamento perdure e resulte em aumento de produtividade, o que beneficia tanto gestores quanto colaboradores.
Assim, o clima organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes e elevação do moral. ... Quando há elevada motivação entre os membros, o clima motivacional se eleva e se traduz em relações de satisfação, de animação, interesse, colaboração etc.
O líder tem um papel fundamental em toda empresa, inclusive quando o assunto é cultura organizacional. É dele a responsabilidade, muitas vezes, em criar, manter e disseminar os valores e características fundamentais da organização. Por isso, em empresas de sucesso, cultura organizacional e liderança andam juntas!
Um líder que preza pela manutenção de uma cultura organizacional inovadora e engajada deve incentivar a participação dos profissionais nos processos de negócio, explorar iniciativas e inibir qualquer forma de repressão, tanto na convivência em grupo quanto entre os gestores e seus liderados.
Para Trindade a cultura tem um importante papel no processo de aprendizagem, pois é ela é que nutre todo processo educacional, na missão de forma individuo crítico e conhecedor de sua origem cultural, daí a necessidade de se discutir as culturas diversas na sala de aula.
É importante valorizar a cultura popular pois ela forma a identidade nacional através de valores orais, costumes e histórias. Um exemplo são as festas santas (festa junina é uma), crendices e histórias (folclore popular).
Esses são elementos fundamentais para que uma população se reconheça como sociedade, como uma nação. Sendo assim, preservar a cultura ajuda a manter as tradições para que os habitantes de uma região se reconheçam nas manifestações criadas e mantidas de forma espontânea.