Crianças menores de 6 meses não devem ser vacinadas contra o sarampo. Dos 30 aos 59 anos, é necessário tomar apenas uma dose da vacina, se não tiver tomado anteriormente. A partir dos 60 anos, a imunização não é necessária.
Duas doses, aos 12 e 15 meses. Para os não vacinados: Até os 29 anos: duas doses, com intervalo de um mês entre elas. 30 a 59 anos: uma dose.
Pessoas entre 1 e 29 anos de idade, com 1 (uma) dose comprovada da vacina no cartão de vacina, deverá completar o esquema vacinal com a 2ª dose da vacina. Se a pessoa não tomou nenhuma dose da vacina, perdeu o cartão ou não se lembra: De 1 a 29 anos: são necessárias 2 (duas) doses; De 30 a 59 anos: apenas 1 (uma) dose.
E vale lembrar que a vacinação contra o sarampo segue o calendário normal para as outras faixas etárias. Para pessoas de até 29 anos a orientação é a mesma: duas doses comprovadas. Já quem tem entre 30 e 59 anos precisa ter pelo menos uma dose da tríplice viral.
Crianças menores de 6 meses e gestantes Não devem ser vacinadas.
Para saber se precisa tomar a dose, verifique a sua situação vacinal (veja abaixo como fazer). Caso o esquema vacinal não esteja completo, procure uma unidade de saúde para se imunizar. A faixa etária da vacinação é maior (de 6 meses a 59 anos de idade) para as pessoas que vão viajar para locais de surto.
No entanto, em alguns casos, após a aplicação da vacina, podem surgir sintomas como irritabilidade, inchaço no local da injeção, febre, infecção do trato respiratório superior, inchaço das ínguas, inchaço da glândula parótida, perda de apetite, choro, nervosismo, insônia, rinite, diarreia, vômito, lentidão, ...
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ser causados pela vacina antitetânica são considerados efeitos locais, como por exemplo dor e vermelhidão no local da injeção. É comum que após a administração da vacina, a pessoa sinta o braço pesado ou dolorido, no entanto esses efeitos passam ao longo do dia.
2As reações mais comuns da vacina de varicela são: febre, vermelhidão, erupção cutânea entre 10 a 21 dias após ter tomado a vacina. 3A maioria das crianças que recebem a vacina pneumocócica podem ter reações como irritabilidade que é o sintoma mais comum.
TRÍPLICE DPT Assim chamada pela obrigatoriedade das doses quando o pequeno completar 2, 4 e 6 meses, a reação mais comum da vacina aplicada para evitar o aparecimento de difteria, tétano e coqueluche é o aparecimento de febre de intensidade variável no primeiro dia após a aplicação, que é feita no bumbum do bebê.