A cartografia é a ciência que se dedica à representação do espaço geográfico por meio do estudo, análise e confecção de cartas ou mapas. Os seus produtos, entretanto, não se limitam aos mapas: plantas, croquis e o globo terrestre são outros resultados diretos da aplicação dos conhecimentos cartográficos.
A cartografia na atualidade é o estudo e operações científicas e técnicas que visam a criação de cartas geográficas, ou seja, mapeamentos geográficos completos de diversas áreas pelo mundo, tudo conforme as necessidades e o tipo de uso.
Existem diversas formas de se representar o espaço geográfico, seja por meio de desenhos artísticos, técnicos, fotografias, maquetes, mapas, entre outros. A ciência responsável pela representação gráfica do espaço geográfico, tendo como produto final o mapa, é a Cartografia.
As três técnicas utilizadas são: Estatística, Aerofotogrametria e Sensoriamento Remoto.
O globo terrestre é uma representação em escala reduzida do planeta Terra. Com seu formato esférico, ele representa a superfície terrestre de maneira mais fiel que o planisfério. ... Já no Mapa Planisfério conseguimos ver o Mapa-múndi em plano, vendo todos os países.
Considerando a maneira como as projeções são elaboradas, ou seja, os métodos utilizados e os resultados produzidos, existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).
Principais projeções cartográficas
Os mapas são representações geográficas de uma porção terrestre ou da Terra completa, sobre uma superfície plana ou esférica. ... No entanto, o estudo de mapas é centrado em 3 projeções básicas e mais conhecidas, de acordo com sua construção, são: Projeção azimutal ou zenital. Projeção cônica.
A representação cartográfica consiste em um conjunto de métodos e técnicas da cartografia, que utilizamos para representar e comunicar informações geográficas por meio de mapas. O primeiro passo para representarmos cartograficamente o espaço geográfico é a elaboração do mapa base.
Enquanto método de pesquisa, a cartografia é uma das possibilidades de se estudar objetos de caráter mais subjetivos e que exigem do pesquisador a habitação de diferentes territórios, na perspectiva de transformar para conhecer, como na produção de conhecimento por meio de pesquisas participativas do tipo pesquisa- ...
Há dois tipos de cartografia: a matemática e a cartometria. A cartografia matemática surgiu no final do século XVII e cuida das projeções cartográficas, ou seja, utiliza técnicas matemáticas para o desenvolvimento de mapas.
existem três principais tipos de projeções cartográficas: a cilíndrica, a cônica e a plana (também chamada de polar ou azimutal).