Técnicas para aplicar disciplina positiva
Na educação positiva, os pais devem ser um bom modelo para os filhos. Ensinar respeito, respeitando e não ameaçando. Ensinar capacidade, permitindo que a criança se sinta útil e não fazendo por ela e para ela o que já pode fazer sozinha.
Em sintonia com a chamada disciplina positiva, a parentalidade positiva se baseia na promoção do respeito mútuo na relação entre pais e filhos e na educação construtiva. Dessa forma, o comportamento parental é norteado por firmeza, empatia e generosidade, focando sempre no melhor interesse da criança.
Especialistas em parentalidade, seu papel é dar suporte com ferramentas que ajudam nos dilemas da criação e do relacionamento com os filhos, visando a construção de ambientes familiares mais respeitosos e que ajudem no desenvolvimento das competencias socioemocionais das crianças.
A Disciplina Positiva surgiu nos anos 20, pelos psicólogos Alfred Adler e Rudolf Dreikurs, mas foi só a partir dos anos 80, com Jane Nelsen, psicóloga e educadora, que a ideia vem tomando proporções maiores e ganhando divulgação a respeito dos benefícios desta forma de relacionamento.
A Disciplina Positiva, esquematizada por Jane Nelsen na década de 1980, surgiu bem antes, em 1920. Ela teve como base a teoria dos psiquiatras austríacos Alfred Adler (1870-1935) e Rudolf Dreikurs (1897-1972).
De acordo com o dicionário, disciplina é um modo de agir que demonstra constância e métodos. Isso quer dizer que ela só existe quando as pessoas constroem hábitos regulares que compõem um determinado comportamento e uma forma de viver específica.
Disciplina é a obediência ao conjunto de regras e normas que são estabelecidos por determinado grupo. Também pode se referir ao cumprimento de responsabilidades específicas de cada pessoa. ... Como dito, cada grupo social apresenta o seu conjunto de normas e regras de conduta, que variam de acordo com os seus preceitos.
A história é uma ciência que estuda a vida do homem através do tempo. Ela investiga o que os homens fizeram, pensaram e sentiram enquanto seres sociais. Nesse sentido, o conhecimento histórico ajuda na compreensão do homem enquanto ser que constrói seu tempo.
“A História da Educação fornece aos educadores um conhecimento do passado coletivo da profissão, que serve para formar a sua cultura profissional. ... Em outras palavras estudamos o passado para entender o presente e o passado em si mesmo, pois podemos compará-los, mas não julgá-los.
História da educação é uma disciplina curricular de diferentes cursos de formação em Pedagogia, Normal Superior e demais cursos de licenciaturas, além de uma área de pesquisa em expansão no Brasil. Já a educação grega, buscava a formação integral, corpo-espírito e o debate intelectual. ...
A importância da história da educação para a formação de futuros pedagogos. A história da educação é de suma importância para a formação pedagógica. ... Segundo: para aprender a relativizar as ideias e as propostas educativas e principalmente a percebê-las no tempo certo, tornando aliadas em nosso cotidiano.
Há uma relação bem direta entre história , educação e sociedade. ... O estudo da história , faz parte da nossa educação e nos faz entendermos a sociedade em que vivemos.
A história da educação no Brasil começou em 1549 com a chegada dos primeiros padres jesuítas, inaugurando uma fase que haveria de deixar marcas profundas na cultura e civilização do país. ... João VI, importante em muitos aspectos, voltou-se para as necessidades imediatas da corte portuguesa no Brasil.
1.
Os jesuítas criaram as primeiras escolas quando aqui chegaram em 1549, com o objetivo de formar sacerdotes e catequizar o índio, dedicando-se também à educação da elite nacional. A Companhia de Jesus foi uma instituição criada essencialmente para fortalecer e defender a Igreja.
O filósofo grego Platão criou uma espécie de escola onde se estudavam disciplinas como filosofia e matemática por meio de questionamentos. ... Surgem as primeiras “escolas”. Eram locais onde mestres ensinavam gramática, excelência física, música, poesia, eloqüência, mas não existiam salas de aula no sentido atual.
A primeira escola prrimária brasileira foi fundada em Salvador,em 1549, pelo padre Manuel Da Nobrega. É o primeiro mestre-escola do Brasil foi o jesuíta Rijo Rodrigues. No ano seguinte,o jesuíta Leonardo Nunes chegou a São Vicente, litoral de São Paulo.
1549