Nos terreiros de Umbanda e Candomblé, apenas os homens têm permissão para tocar os atabaques. Eles são chamados de Alabês, Ogãs ou Tatas e, para serem autorizados a tocar, devem passar por um ritual de iniciação muito importante.
O local para a realização das cerimônias da umbanda chama-se Casa, Terreiro ou Barracão. Igualmente, são feitas várias celebrações ao ar livre, junto à natureza, em rios, cachoeiras ou na praia. Essas cerimônias são presididas por um “pai” ou “mãe”, um sacerdote que dirige os ritos e comanda a casa.
Mas existem muitos terreiros que, influenciados por outras religiões de origem africana, oferecem galinhas ou bodes para fortalecer entidades, em especial exus e pombagiras. “A premissa básica da umbanda é a preservação de todas as formas de vida.
Esse termo é muito comum para se referir a casos em que o “filho” desobediente foi castigado fisicamente (em um acidente, ou tendo algum distúrbio orgânico inexplicável) a ponto de vir a falecer.
O CHAMPAGNE SEMPRE FOI UMA BEBIDA FINA, USADA PARA COMEMORAR OS MOMENTOS DE FESTA E ALEGRIA, A UMBANDA COM SUAS ORIGENS ESCRAVAS, INDÍGENAS, NÃO TINHA ACESSO A ESSA BEBIDA, SÓ QUANDO SOBRAVA OU ERA JOGADA FORA. ... CURIOSA, A MULHER PROVOU DA BEBIDA E GOSTOU. FOI BEBENDO ATÉ ADORMECER.
Junto à imposição de consumo, veio a imposição de São Benedito, filho de um escravo, como padroeiro da aguardente. E dessa forma, a cachaça passou a ser utilizado em oferendas nas religiões africanas, principalmente no candomblé, como um pedido de proteção aos Orixás.
São Benedito
Encruzilhada ou encruza (o cruzamento de ruas de uma cidade), segundo a umbanda, é um lugar onde são feitas oferendas a Exu e Pomba gira. Estas oferendas tem as mais variadas funções, como proteção, prosperidade, descarrego, entre outras e são chamadas de despacho.
Elas limpam os ambientes e abrem os caminhos. As frutas são: figo, morango, maçã vermelha. Elas protegem os terreiros de Umbanda e seus médiuns. ... Quando vamos servir a oferenda aos orixás, deve- se oferecer uma fruta para cada orixá, uma diferente da outra, evitando o cruzamento de linhas.
Oxum: cereja, maçã, pêra , melancia, figo, pêssego, goiaba vermelha, melão, canjica amarela, água mineral, champanhe de maçã, vinho branco doce, licor de cereja.
Ela pode significar crescimento, alegria, morte, luxúria, conhecimento e amor. Observar uma maçã crescendo em uma macieira simboliza prosperidade e sabedoria, o que lhe oferece recompensas vantajosas. Sonhar que está comendo uma maçã significa prazer, fertilidade e harmonia.
Frutas e Flores dos Orixás na Umbanda
Oxalá – Uva verde, pêra, maçã, damasco, melão, figo. polpa de côco, pêssego branco, nozes, castanhas e amêndoas. Iemanjá – Melância, melão, sapoti, nêspera, mangaba, jenipapo, uvas brancas, uva Juliana, pêra. Iansã – Maçã vermelha, tangerina, laranja-bahia, uva rosa, pitanga, cereja.
Nesta QUITANDA DE OGUM, se oferece a OGUM as frutas que ele mais gosta, devendo claro ressaltar que frutas cítricas não fazem parte de sua composição: Melancias, Mamão, Melão, Goiaba Vermelha, Banana Prata ou Nanica, Manga Cravinho, Maça Vermelha, Maça Verde, Pera, Maracujá Doce.
Banquete despachado: oferendas para os orixás
COMIDA: Abará, acarajé bicudo, e amalá, quiabo picado, canjica cozida, e coco.
Sua comida é franga de leite, ovelha, milho branco, manjar, arroz com mel. Suas frutas são maçã branca, uva, pêra, melão.
Axoxô ou oxoxô é um prato típico da cozinha afro-baiana e também uma comida ritual dos orixás Oxóssi, Ogum e Olocum no candomblé e umbanda. Possui duas versões: uma consistindo em milho vermelho cozido, e outra em feijão-fradinho com carne-seca, cebola, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate e pimentão.
- uma cerveja clara. Lave as frutas, que não precisam ser descascadas, Coloque o pano, o alguidar em cima do pano, e coloque as frutas dentro do alguidar. Abra a bebida, e ofereça na taça. Acenda em frente a vela de sete dias, fazendo seus pedidos.
Come toda espécie de caça, mas gosta muito de búfalo. Apesar de ser possível fazer preces e oferendas a Oxóssi para as mais diversas facetas da vida, é justamente pelas características de expansão e fartura desse orixá, que os fiéis costumam solicitar o seu auxílio para solucionar problemas no trabalho e desemprego.
O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
Acenda uma vela comum da cor de sua preferência, como descrevemos acima, sobre um prato claro, preferencialmente prato branco; (o prato pode ser usado novamente depois) para Oxóssi. Acenda a vela ao lado de um copo de água. Ore e mentalize com muita energia positiva e fé pedindo as graças que tanto deseja.
Geralmente todas gostam de padê (farofa), seja de mel, dendê, azeite de oliva, cachaça, perfume. Podemos orná-los com doces, pães, frutas, flores, bifes, cebolas. Suas oferendas podem ser acompanhadas de licores, vinhos, espumantes, cigarros e cigarrilhas.