Você, homem, sente uma dor e um aumento de volume em um ou nos dois testículos que irradia para a virilha e piora no clima quente, quando passa muito tempo em pé ou se faz esforços físicos? Fique atento: pode ser varicocele.
O tratamento para varicocele geralmente só é recomendado quando o homem apresenta sintomas. Assim, se existir dor ou inchaço exagerado, o urologista pode indicar a ingestão de remédios analgésicos, como Dipirona ou Ibuprofeno, e o uso de suspensórios testiculares.
O tratamento de varicocele é sempre cirúrgico, com isso, visando bloquear as veias comprometidas e fazer o sangue procurar trajetos alternativos, por veias saudáveis. Pode-se bloquear as veias doentes por cirurgias clássicas na virilha ou no abdome, por laparoscopia, ou por radiologia intervencionista.
Varicocele é uma dilatação das veias que drenam cada testículo, geralmente relacionada a incompetência das válvulas venosas e pode colocar em risco a fertilidade do homem. Tem causa multifatorial, sendo a genética um fator muito importante. Não há relação direta com levantar peso.
A varicocele se forma quando as válvulas de dentro das veias do cordão impedem o fluxo adequando de sangue. Isso causa inchaço e alargamento das veias, formando as varizes, como ocorre nas pernas. É uma condição mais comum em homens entre 15 e 25 anos, sendo a idade o único fator de risco associado ao problema.
O tratamento da varicocele é feito atrtavés de cirurgia, onde as veias dilatadas são amarradas. Porém não são todos os homens com varicocele que tem infertilidade, a maioria dos homens com varicocele tem filhos sem nenhuma dificuldade. E a varicocele não causa nenhum risco de mal formação ao bebê, sendo saudáveis.
É mais comum no lado esquerdo, porque a veia espermática do lado esquerdo desemboca na veia renal esquerda em um ângulo de 90 °, ou seja, reto, fazendo com que a pressão nesse lado seja mais alta que no lado direito, lado este em que a veia espermática desemboca obliquamente diretamente na veia cava inferior.
A cirurgia de varicocele geralmente é indicada quando o homem sente dor testicular que não passa com remédios, em casos de infertilidade ou quando são detetados baixos níveis de testosterona plasmática.
Raramente acontecem complicações sérias. Os riscos, mesmo incomuns, incluem as complicações associadas a um procedimento cirúrgico e em alguns casos raros danos ao testículo, coágulos na região das pernas bem como os associados ao procedimento anestésico.
A cirurgia para tratamento da varicocele pode ser realizada habitualmente pelo urologista e pelo cirurgião infantil. As indicações e a técnica utilizada depende de uma avaliação em consulta. Urologista podera te ajudar. Leve os exames.
O principal motivo para se realizar a cirurgia de varicocele é corrigir a dilatação dos vasos que estão prejudicando a produção e a qualidade dos espermatozoides. Por isso, ela é recomendada principalmente em adolescentes e jovens adultos, pois a lesão aumenta a infertilidade masculina.
Recomenda-se, geralmente, repouso por cerca de uma semana após a cirurgia e o uso de suspensório de bolsa escrotal por um mês. Atividade física incluindo exercícios e esforço vai depender da recuperação individual. O impacto positivo na qualidade do sêmen pode demorar até seis meses.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online Em geral 1 semana é necessário, mas dependendo do tipo de trabalho e do esforço realizado, 15 dias é recomendável.
Primeiro curativo deve ficar por 48 horas. Não dirigir por no mínimo 3 dias. Atividades físicas só podem ser retomadas 30 dias depois e a atividade sexual 7 dias após a cirurgia.
Após a correção cirúrgica da varicocele é esperado um período doloroso devido ao processo natural de cicatrização que envolve o cordão espermático. Diante disso , existe uma sensibilidade testicular mais exarcebada neste pós-operatório.
Como vimos neste post, a varicocele, uma das principais causas de infertilidade masculina, tem cura, sim! A doença pode ser revertida através do procedimento cirúrgico adequado. Para cada caso, faz-se necessária uma intervenção diferenciada.
Também conhecida como varizes do saco escrotal, a varicocele é a principal causa da infertilidade masculina, respondendo cerca de 40% dos casos nos casais que desejam engravidar.
Não há evidências de aumento nas taxas de gestação espontânea quando a varicocele é subclínica e/ou quando o espermograma é normal. Nesses casos, o casal infértil deve ser encaminhado para Serviço de Infertilidade para avaliação de outras causas.
Na maior parte das vezes, o inchaço é provocado por um problema menos grave como hérnia, varicocele ou epididimite, mas também pode ser sinal de alterações mais urgentes como torção do testículo ou câncer, por exemplo.
Cuidados
Geralmente melhora em 2 semanas, casos mais graves podem levar até um mês para melhorar.
Testículos pequenos significam que algo não está normal. As vezes, é normal um testículo ser um pouco menor que o outro. O testículo esquerdo é normalmente mais baixo que o direito em aproximadamente 85% dos homens.