Se você pretende ter apenas peixes ou peixes com plantas mais simples ou artificiais, pode utilizar como substrato a areia de rio (cascalho), a areia de filtro de piscina ou o basalto, os quais devem ser bem lavados antes de serem adicionados ao aquário.
Para dar mais profundidade ao aquário você pode criar um plano de fundo para o mesmo. Encontre uma imagem que retrate a fauna submarina e/ou aquática, coloque na lateral do aquário que vai ficar de encontro com a parede, o efeito é magnifico e os peixinhos adoram.
Decorações, como uma pedra grande, plantas vivas, plantas de plástico ou troncos de madeira deixam o seu aquário mais bonito e atrativo. Porém, o mais importante é que criam locais para os seus peixes se esconderem, o que os deixarão mais confortáveis, pois se sentirão menos expostos e vulneráveis.
Ah, e pra deixar seu aquário ainda mais bonito, use cascalhos no fundo da água. Eles podem ser coloridos ou com cores naturais, iguais às das pedras que ficam no fundo dos rios. Aqui no Magazine Luiza, você encontra muitos modelos de plantas e enfeites para aquário!
10 tipos de plantas para aquário
Para ser considerado adequado para uso em um aquário de água doce tropical, as rochas devem ser de basalto, granito, arenito ou lava. Nunca adicione no aquário uma pedra de mármore, porque contém arsênico como contaminante.
Tratamento com imersão em água quente – O tronco deve ser submerso em recipiente com volume suficiente para cobri-lo; – Despejar água fervente sobre o tronco e deixar descansar; – Trocar a água a cada três ou quatro dias. Tempo para o tratamento: 28 dias, neste prazo o tronco irá deixar de tingir a água.
Os melhores troncos são provenientes de rios, açudes, mangues, estuários de rios, ou mesmo de mar, caso possível. Estes já estarão “quase prontos”.
Tratamento com cloro ativado
Ferva a água separada em uma quantidade que você consiga jogar no balde e cobrir o tronco. Adicione também uma boa quantidade de sal grosso na água do balde e mexa bastante. O sal ajuda no processo de afundar o tronco.
Para isso, é preciso deixar o tronco secando bastante, seja no sol ou na sombra. Depois, remova ferpas e eventuais rebarbas com uma lixa bem grossa. Feito isso, hora de proteger a madeira! Essa proteção pode ser feita através de Verniz e de Stain.
Troncos, turfas e outros materiais de origem vegetal para abaixar o pH. Seja tronco, turfa, fibra de coco, folha de amendoeira ou outro material vegetal, eles acidificam a água devido aos ácidos orgânicos presentes neles e nos ácidos provenientes da sua decomposição.
Você pode diluir a água para alterar o pH, reduzindo o número de íons de hidrogênio. Outra opção é adicionar moléculas de hidróxido, carbonato ou bicarbonato à água. A proporção de moléculas vai causar alterações no pH. Na maioria dos casos, adicionar moléculas de bicarbonato ou hidróxido à água vai aumentar o pH.
Acrescente 1 colher de sopa (15 ml) de vinagre branco para cada 4 L de água. A acidez natural do produto ajuda a neutralizar a basicidade da água, abaixando o pH de 7,5 a 7,7 para 5,8 a 6,0. O pH do vinagre vai de 2,0 a 3,0, enquanto o do suco de limão é, em média, 2,0.
Para fazer a correção do pH é preciso:
Tabela 1.