Os alunos do Programa Universidade para Todos (ProUni) que estudam em regime de turno integral receberão uma bolsa-permanência no valor de R$ 300,00. A medida foi publicada nesta sexta-feira, 24, no Diário Oficial da União, pela Portaria nº 569.
Como se inscrever na Bolsa Permanência? Para se tornar um bolsista, o estudante deve procurar o titular da Instituição Federal de Ensino Superior que ficou responsável por assinar o termo de adesão. É através desse profissional que o processo irá se desenrolar.
Para a concessão da Bolsa Permanência, o aluno deverá atender aos seguintes critérios concomitantemente:
Estudantes em situação de baixa renda, matriculados em universidades particulares, também podem usufruir de bolsas e auxílios. O Governo Federal oferece bolsas de estudo através do Programa Universidade para Todos (ProUni) e também financia o curso de graduação por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A bolsa-permanência será concedida aos estudantes que atendam os critérios para a política de cotas, estejam matriculados em cursos com carga horária maior que cinco horas diárias e que tenham renda per capta familiar mensal de até 1,5 salários mínimos.
É uma política pública voltada a concessão de auxílio financeiro aos estudantes, sobretudo, aos estudantes quilombolas, indígenas e em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados em instituições federais de ensino superior e assim contribuir para a permanência e a diplomação dos beneficiados.
A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais, étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica, em especial os indígenas e quilombolas, matriculados em cursos presenciais ofertados ...
Consultar consultar bolsistas Para efetuar a consulta das bolsas pagas basta informar o Nome ou o número do CPF do beneficiado no campo abaixo.
A medida previne a ida dos estudantes às agências bancárias e garante a permanência do benefício na conta corrente sem um prazo limite para saque, podendo o estudante retirar o pagamento de acordo com o dia da sua preferência.
O discente deverá acessar o link http://sisbp.mec.gov.br, solicitar acesso ao Programa e preencher o cadastro e o questionário. Durante o preenchimento do cadastro será solicitada a inclusão do "Comprovante de renda familiar" (Qualquer documento oficial que comprove a renda familiar.
Como solicitar o auxílio aluguel ou auxílio moradia A solicitação do auxílio aluguel ou auxílio moradia para carentes geralmente é feita diretamente na prefeitura. Ou seja, se você e sua família se qualificam para o recebimento do benefício, procure o setor da Defesa Civil ou Assistência Social da sua cidade.
O Aluguel Social é um recurso assistencial mensal destinado a atender, em caráter de urgência, famílias que se encontram sem moradia. É um subsídio concedido por período de tempo determinado. A família beneficiada recebe uma quantia equivalente ao custo de um aluguel popular.
Dessa forma, para serem acolhidas, as famílias devem cumprir os requisitos abaixo: - Estar inscritas no CadÚnico do governo federal; - Participar do programa social Bolsa Família; ... - Estar em situação de risco e vulnerabilidade, ou serem removidas pelo governo por conta de obras públicas.
Primeiramente, o estudante deve procurar a coordenação do seu curso para tirar dúvidas sobre os programas de permanência estudantil da universidade. A instituição deve direcionar o aluno, passar todas informações, incluindo os documentários necessários para participar da seleção.
Outras universidades que oferecem apoio moradia, segundo o MEC
Conheça faculdades públicas com moradia gratuita ou subsidiada
Quando decidir estudar em outra cidade, você pode alugar uma moradia acessível e próxima ao local. Se for o caso, dá até para dividir com outras pessoas. Com essa proximidade, você não passará horas no transporte público e vai se cansar menos.
Algumas universidades exigem ainda que o estudante esteja cursando a primeira graduação e estabelecem uma distância mínima entre a cidade de origem e o local em que o curso é ministrado. Os estudantes selecionados para o alojamento estudantil passam a residir em uma casa com outros acadêmicos.
Como mudar de cidade: 8 dicas para se organizar!
O que fazer antes de mudar de cidade?