O Atlético Mineiro é o maior vencedor da história dos clássicos com o Cruzeiro. Nos 461 jogos disputados entre os rivais, o Galo venceu 187 vezes, empatou 122 e perdeu 151, marcou 658 gols e sofreu 574.
O Atlético-MG lidera o Campeonato Brasileiro em busca de seu segundo título e o fim de um jejum na competição desde que foi campeão em 1971. Ao mesmo tempo, o clube vê seu maior rival, o Cruzeiro, entre os últimos colocados na Série B, com mais uma troca de técnico na saída de Ney Franco.
Mas em ambas uma coisa é certa: a vantagem é do Galo. Nas contas do Atlético-MG são 514 jogos, 207 vitórias, 137 empates e 170 derrotas, com 727 gols feitos e 647 gols sofridos. Nas estatísticas do Cruzeiro são 496 jogos, 169 vitórias, 132 empates, 195 derrotas, 636 gols feitos e 636 gols sofridos.
Após oito rodadas, os times de Pepa e Eduardo Coudet registram campanhas praticamente idênticas neste Brasileirão. Enquanto o Cruzeiro ocupa a 6ª posição, com 13 pontos, o Atlético é o 4º colocado, com 14.
"Existem quase 40 times entre o Galo e o Cruzeiro em duas séries. O Galo pontua uma Série e o Cruzeiro está na rabeira da outra série, é a maior diferença da história entre os dois clubes, é um ano assim que pode ser eufórico e pleno para o atleticano e é o pior ano da história do Cruzeiro disparado, é uma coisa, é a maior diferença entre esses dois clubes em todos os tempos", completa.
Campeão em 2021, o Atlético ultrapassou o Cruzeiro no ranking dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Agora, o Galo é o sétimo time com maior pontuação no formato, enquanto o Cruzeiro, que disputou a Série B pelo segundo ano consecutivo, caiu para o nono lugar. Veja a lista abaixo com os 20 melhores.
"Esse é o sentimento do torcedor, mas o que será do Galo se o Cruzeiro desaparecer? Eles se alimentam um do outro, eu me preocupo com isso. Vai voltar a ser o América o grande rival do Galo? É complicado", conclui Juca.
Tive a honra de estar presente no último clássico com torcida (mais de 50 mil pessoas e uma vitória sensacional do meu Galo no fim da partida, com golaço de Rômulo Otero). Neste momento tão difícil, desejo muita saúde para todos/as e que em breve possamos estar lotando os estádios novamente. O futebol não é o mesmo sem as torcidas colorindo o espetáculo.
Em 2023, o clássico voltou a ser disputado na Série A do Brasileirão e o Galo venceu o primeiro jogo, no turno, por 1 a 0, aumentando para sete anos sua invencibilidade diante do rival em jogos pela elite do torneio nacional. Mas o Cruzeiro deu o troco no returno e venceu por 1 a 0 o primeiro clássico disputado na Arena MRV, nova casa do Galo…
Dados do levantamento De acordo com os dados levantados pela instituição, a torcida celeste detém 26,51% da preferência dos habitantes mineiros, contra 19,97% do seu rival Atlético e ainda uma minoria simbólica do América, com 0,29%.
O Cruzeiro soma duas Copas Libertadores, quatro Campeonatos Brasileiros e seis Copas do Brasil. Já o Atlético tem uma Libertadores, dois títulos do Brasileirão (segundo conquistado agora, em 2021) e uma copa nacional.
Você pode ouvir o Posse de Bola em seu tocador favorito, quando quiser e na hora que quiser. O Posse de Bola está disponível no Spotify e na Apple Podcasts, no Google Podcasts e no Castbox . Basta buscar o nome do programa e dar play no episódio desejado. No caso do Posse de Bola, é possível ainda ouvir via página oficial do UOL e YouTube do UOL. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
Atual campeão, o Atlético-MG é o clube mais vencedor, acumulando 45 conquistas em toda a história, desde 1915. O perseguidor mais ferrenho do Galo é justamente o grande rival, o Cruzeiro, que já foi o dono de Minas Gerais em 38 oportunidades.
A gravação do Posse de Bola está marcada para segundas e sextas-feiras às 9h, sempre com transmissão ao vivo pela home do UOL ou nos perfis do UOL Esporte nas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter). A partir de meio-dia, o Posse de Bola estará disponível nos principais agregadores de podcasts.
Na era dos pontos corridos, o Cruzeiro venceu mais clássicos do que o Atlético. Em 32 partidas, foram 14 vitórias da Raposa, 12 do Galo e seis empates. No total, o clube celeste balançou as redes 50 vezes, enquanto o Alvinegro anotou 47 gols.
No retrospecto geral, nas contas do próprio Corinthians, a equipe palestrina está em vantagem, com 130 vitórias contra 128 do Timão e 112 empates. Nas contas do Palmeiras, o placar está assim: 134 vitórias alviverdes contra 130 vitórias alvinegros e outros 116 empates.
No podcast Posse de Bola #64, Arnaldo Ribeiro chama a atenção para a distância entre os adversários de Minas Gerais, o número de times entre o líder da elite do Nacional e o penúltimo colocado da Segundona e o hiato entre os clubes.
"Eu vejo um Atlético-MG em uma situação, é incrível, é uma frente só, é um campeonato que não vem desde 1971 e que o rival, a cada dia, a cada partida, o rival Cruzeiro vai se 'esmilinguindo'. O rival agora demite o Ney Franco. Quantos técnicos o Cruzeiro teve? O Juca fala que o Corinthians muitas vezes está seguindo a cartilha [para ser rebaixado], e como o Juca falou na sexta-feira, o Cruzeiro está seguindo a cartilha do Fluminense para a Série C, é uma coisa pavorosa", diz Arnaldo.
Campeão em 2021, o Atlético ultrapassou o Cruzeiro no ranking dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Agora, o Galo é o sétimo time com maior pontuação no formato, enquanto o Cruzeiro, que disputou a Série B pelo segundo ano consecutivo, caiu para o nono lugar. Veja a lista abaixo com os 20 melhores.
Campeão em 2021, o Atlético ultrapassou o Cruzeiro no ranking dos pontos corridos do Campeonato Brasileiro. Agora, o Galo é o sétimo time com maior pontuação no formato, enquanto o Cruzeiro, que disputou a Série B pelo segundo ano consecutivo, caiu para o nono lugar. Veja a lista abaixo com os 20 melhores.
Dois dos principais clubes do país, Cruzeiro e Atlético se enfrentarão neste sábado (3), às 18h30 (de Brasília), no Parque do Sabiá, em Uberlândia, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. Rivais históricos, os clubes vão disputar o 71º clássico pela competição.
Segundo os números levantados pelo DATATEMPO, houve um apontamento que na grande maioria das regiões de Minas Gerais, o Cruzeiro domina a preferência dos torcedores, com uma vantagem alta sobre o Atlético.