Quem Tem Maior Poder Blico Brasil Ou Venezuela?

Quem tem maior poder blico Brasil ou Venezuela

A tensão na fronteira entre o Brasil e a Venezuela levou  o jornal Folha de São Paulo a ouvir especialistas. O objetivo é entender qual país seria mais forte em uma possível guerra, tendo assim mais chances de vencer.

Sua esperança, em caso de emergência militar, reside mais na forte presença de empresas estrangeiras a explorar seus recursos naturais, a americana ExxonMobil à frente, com operação a pleno vapor para extrair petróleo em operação nas águas de Essequibo. Em resumo, que os EUA mandem a cavalaria, por assim dizer.

Em uma comparação puramente numérica, as Forças Armadas brasileiras têm um contingente maior de soldados, mas não é só isso que conta

Mesmo que tenha ares de tigre de papel, a Venezuela é um gigante perto da Guiana. O pequeno país caribenho não tem Forças Armadas propriamente ditas, mas sim uma Força de Defesa que mais se assemelha a um dispositivo policial.

A possibilidade mais lógica para o ditador Nicolás Maduro é uma combinação de ataque aerotransportado aos poucos centros urbanos de Essequibo e um desembarque anfíbio pelo Caribe —para tal, conta com talvez cinco C-130H Hércules mais antigos e oito Y-8 chineses, mais recentes, aliados a sete navios de desembarque anfíbio.

Os boatos de que tais movimentos já estariam acontecendo ferveram nas redes nesta semana, sem comprovação alguma, como usual. O Ministério da Defesa brasileiro acabou alimentando o temor ao dizer que estava reforçando a fronteira, mas o fato é que há movimentações apenas residuais na região.

Entenda a crise entre Venezuela e a Guiana e o risco de guerra na região


                    Entenda a crise entre Venezuela e a Guiana e o risco de guerra na região

Conta com meros 3.400 homens, segundo o IISS, e parcos equipamentos —as estrelas, por assim dizer, são seis blindados de reconhecimento EE-9 Cascavel, fabricados pela falida brasileira Engesa.

Analistas militares como Ivan Barabanov, que atua em consultorias de Moscou, consideram contudo que há muita propaganda nessa avaliação e lembram que uma disponibilidade de cerca de 50% da frota está dentro de padrões internacionais.

Tudo depende da vontade de Maduro —que, como Chávez, já jogou a carta do temor de um conflito regional, no caso com a Colômbia, para proveito próprio antes.

Branded contents

A crise diplomática entre Brasil e Venezuela, com o fechamento das fronteiras, levanta dúvidas acerca da capacidade bélica dos dois países. Os repórteres Rodrigo Lopes e Humberto Trezzi analisam, no vídeo acima, quais são os tamanhos das forças militares dos dois países e mostram que existe um problema que pode dificultar a questão brasileira. 

Para especialistas, todos os países da América do Sul têm hoje forças militares condizentes às suas necessidades e ao seu território. Com isso, uma possível vitória ou vantagem dependeria muito mais da forma  como a possível luta seria travada. 

Demora para Biden se manifestar sobre Kissinger gera questionamento à Casa Branca


                    Demora para Biden se manifestar sobre Kissinger gera questionamento à Casa Branca

Com isso, o país se viu inundado de material militar russo, como caças avançados, tanques, blindados, obuseiros, rifles de assalto e muito mais —com destaque a um sistema antiaéreo em três camadas, defesa de ponto, média e longa distância, de fazer inveja a qualquer país da região. Da China, vieram radares, aviões de treinamento e outros equipamentos.

A Venezuela é forte. Tem o maior sistema anti-aéreo de todo o continente, sendo superior nessa área do que o Brasil. Além de misseis de longo alcance, o país tem caças modernos. 

A crise entre Venezuela e Guiana acerca da soberania da região de Essequibo opõe dois países diametralmente opostos do ponto de vista militar, mas a geografia do eventual teatro de combates dificulta a vida de Caracas.

Leia notícias sobre a política externa do governo Lula

Apesar da desigualdade que sugere um passeio sem interferência externa, há outras questões a considerar, de natureza geográfica. Boa parte dos 800 km de fronteira entre Venezuela e Essequibo ficam em um território de selva densa, quase impenetrável senão por pequenas unidades. Operações com blindados, o padrão-ouro para tomadas de territórios, são proibitivas.

Por óbvio, por outro lado, uma guerra em torno de uma causa popular sempre foi um modo clássico de países ditatoriais tentarem galvanizar apoio interno —vide a Guerra das Malvinas de 1982.

Últimas Notícias

Sem ajuda externa, a capacidade guianense de resistir a um ataque é discutível. No mar, contam com meros dois barcos de patrulha costeira, ante uma frota que, se não é poderosa, é muito maior do rival, com duas fragatas, um submarino e nove navios de patrulha, segundo o IISS. Isso dito, uma anexação pressupõe o envio de forças de ocupação, um problema adicional.

Mas este é um choque militar que parece atender mais às fantasias da esquerda e da direita radicalizadas da América Latina do que à realidade. Ideias de que os russos, apoiadores da ditadura de Caracas, teriam interesse numa confusão no quintal geopolítico dos EUA, são apenas isso do ponto de vista prático.

Alerta para o verão: especialista indica cuidados para dentes e lábios

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.

Desde a ascensão do coronel Hugo Chávez (1954-2013) ao poder, em 1998, o direcionamento antiamericano do governo local o levou ao colo de potências rivais dos Estados Unidos, tradicionais parceiros na área de Defesa.

A matéria começa lembrando que não há uma guerra entre países aqui no Brasil desde a década de 1990, o que traria com o possível conflito um sinal de novidade. Além disso, os países contra Nicolás Maduro, como o Brasil, tem um forte apoio dos Estados Unidos. 

Quantos soldados na Venezuela?

A Força Armada Nacional da República Bolivariana da Venezuela (Fuerza Armada Nacional Bolivariana) é a principal força de defesa da Venezuela....Forças Armadas da Venezuela.Mais 9 linhas

Como a Venezuela virou socialista?

Formação. Surgiu por iniciativa de Hugo Chávez, (inspirado no castrismo/guevarismo e gramscismo) e, após sua vitória nas eleições para presidência da Venezuela de 2006, com a finalidade de unir todos os partidos que apoiavam a Revolução Bolivariana.

Quem é convocado para uma guerra?

§ 3º Em caso de guerra externa, ou para manter a integridade nacional, todo brasileiro maior de 18 anos e até uma idade que o Governo fixará em consequência das circunstâncias da ocasião, poderá, ser chamado a prestar serviço em defesa da Pátria.

O que me impede de entrar no Exército?

Justiça veta Exército exigir altura, 20 dentes e teste de HIV para candidatos | Política | G1. TRF vê 'conduta discriminatória e irrazoável' em portaria militar desde 2005.

Qual o efetivo militar da Venezuela?

As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas, base do governo de Nicolás Maduro na Venezuela, têm 123 mil agentes na ativa, 63 mil deles no Exército, 25,5 mil na Marinha, 11,5 mil na Força Aérea e 23 mil na Guarda Nacional.

Qual é o melhor exército do mundo?

Conheça o ranking militar dos 23 países que possuem os exércitos mais poderosos do mundo atualmente.
  1. Estados Unidos da América. Soldados ativos: 1,4 milhões. ...
  2. Rússia. Soldados ativos: 1,014 milhões. ...
  3. China. Soldados ativos: 2,1 milhões. ...
  4. Índia. Soldados ativos: 1,4 milhões. ...
  5. Japão. ...
  6. Coréia do Sul. ...
  7. França. ...
  8. Reino Unido.
Mais itens...•5 de mai. de 2021

Quando é o jogo do Brasil com a Venezuela?

Brasil e Venezuela se enfrentam neste domingo (13), no Mané Garrincha, às 18h (horário de Brasília). Você poderá acompanhar o duelo ao vivo em TV aberta pelo SBT.

Quem fez os gols do Brasil e Venezuela?

O Brasil não precisou de muito para estrear com vitória na Copa América. No Estádio Mané Garrincha, a Seleção venceu a Venezuela por 3 a 0, gols de Marquinhos, Neymar e Gabigol, pela primeira rodada do Grupo B da competição.

Como a Venezuela ficou pobre?

A corrupção, a escassez de produtos básicos, o fechamento de empresas e a deterioração da produtividade e da competitividade são algumas das consequências da crise. De acordo com um estudo publicado em 2018 por três universidades venezuelanas, quase 90% dos venezuelanos agora vivem na pobreza.

Qual é a ideologia da Venezuela?

Chavismo é a ideologia de esquerda política baseadas nas ideias, programas e estilo de governo associados com o ex-presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que governou o país entre 1999 e 2013. Chavista é um termo utilizado para descrever fortes apoiantes de Chávez, que está intimamente associado com o apoio do chavismo.