EQST

Quem Responsvel Pelo CAPS?

Quem é responsável pelo CAPS?

Segundo a Portaria 336/2002 do Ministério da Saúde, o CAPS deve possuir uma equipe multiprofissional constituída de psiquiatras, neurologistas, enfermeiros, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem, ...

Como funciona atendimento no CAPS?

A unidade é responsável pelo atendimento de pessoas com problemas psiquiátricos visando a recuperação da saúde mental e a integração do paciente com sua família e comunidade. Para alcançar esse objetivo, o Caps conta com uma equipe multiprofissional e com atividades coletivas e individuais, além do tratamento médico.

O que é o atendimento psicossocial no CRAS?

Contudo, o foco do psicólogo no CRAS é o atendimento psicossocial, trabalho realizado junto ao assistente social e que abandona o caráter clínico, passando a ter um caráter familiar/sistêmico, com uma visão especialmente direcionada a grupalidade.

O que é uma abordagem psicossocial?

Na área da saúde mental, a abordagem psicossocial possibilita articular ciência, práticas clínicas e sociopolíticas, compreendendo os atores em seu cotidiano, o que envolve as dimensões psíquicas, sociais e culturais através das quais os protagonistas, individual e coletivamente, se posicionam.

Quem faz o estudo psicossocial?

O Estudo Psicossocial é um documento elaborado pelos Técnicos que compõem o Setor Psicossocial em decorrência da determinação do Juiz, podendo, também, ser requerido pelas partes da lide.

O que é realização de estudo psicossocial?

O estudo psicossocial Neste estudo verifica-se a possibilidade de metodologia interventivas para a realização da perícia: tais a partir de entrevistas, consultas, visitas familiar em alguns casos. A função do estudo é de subsidiar o laudo psicossocial “laudo psicológico forense” “diagnóstico psicossocial”.

Qual a importância do estudo psicossocial?

O estudo psicossocial realiza-se com o objetivo principal de assessorar os magistrados, fornecendo-lhes um relatório com informações que poderão lhe propiciar um entendimento mais amplo da situação na qual as pessoas e, principalmente, as crianças vítimas de abuso sexual estão envolvidas.

Quais aspectos devem ser considerados na avaliação de casos que envolve a suspeição da alienação parental?

Para a formulação do laudo de identificação de alienação parental, podem ser realizadas avaliação psicológica, entrevista pessoal com as partes, análise documental, histórico do relacionamento do casal e da separação, cronologia de incidentes, avaliação da personalidade dos envolvidos e exame da forma como a criança ou ...