A hiperplasia prostática benigna (HPB), também conhecida como aumento prostático benigno, é um problema urinário comum que afeta os homens, especialmente aqueles com mais de 50 anos. Ela dificulta o ato de urinar, piorando a qualidade de vida de milhões de homens no mundo todo.
Na maior parte dos casos, a próstata aumentada é provocada pela hiperplasia da próstata, uma condição benigna que causa apenas o aumento da próstata, no entanto também pode ser um sinal de problemas mais sérios, como o câncer.
Crescimento da próstata é benigno e natural, mas precisa de acompanhamento.
Uma doença da próstata, inflamação ou traumatismo, podem fazer com que maiores quantidades de PSA entrem na corrente sanguínea do homem. Um PSA elevado não significa câncer de próstata, mas pode estar alterado devido, por exemplo, a uma infecção do trato urinário.
O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.
Se a relação entre o PSA livre e total é superior a 15% o indicativo é aumento de próstata, ou seja, o homem está desenvolvendo doenças benignas, como hipertrofia benigna da próstata ou infecção urinária, por exemplo. Se, esta relação é menor que 15%, normalmente o indicativo é de câncer de próstata.