O Currículo Funcional Natural é uma proposta de ensino que visa à melhoria da qualidade de vida diária dos educandos, em especial aos alunos da Escola Rotariana de Educação Básica Manoel Ribas – Modalidade de Educação Especial.
O currículo adaptado para alunos com necessidades educativas especiais, ao contrário de um currículo funcional, é aquele que visa adaptar o currículo acadêmico para os alunos que, por suas condições cognitivas, físicas e sensoriais, não demonstram condições de acompanhar o currículo regular.
A flexibilidade curricular permite o envolvimento do estudante em atividades variadas. Tais práticas trabalham no sentido de desenvolver habilidades e competências, não somente em áreas relacionadas à formação, como em aspectos emocionais e sociais.
De modo geral, pode-se falar em dois tipos de adaptações curriculares, as chamadas adaptações de acessibilidade ao currículo e as adaptações pedagógicas (SME-RJ, 1996).
10) Para que as adequações curriculares aconteçam o professor deve: Atender exclusivamente o aluno que apresentam o melhor desempenho cognitivo. Desenvolver um olhar atento e, consequentemente, práticas que favoreçam as particularidades dos alunos atendidos.
Fundação Manuel Leão, 2009. Para Oliveira e Leite (2007), a adequação curricular da temporalidade corresponde aos ajustes realizados quanto ao aumento ou a diminuição do tempo previsto para a aprendizagem.
As adaptações de grande porte compreendem modificações maiores de natureza política, administrativa, financeira, burocrática que altera significativamente os documentos oficiais da escola, e que extrapola a área de atuação específica do professor, das quais podemos citar a criação de condições físicas, ambientais e ...
Em biologia, adaptações referem-se às características dos organismos que os permitem sobreviver e se reproduzir melhor em seu ambiente do que se não as possuíssem. ... Vale ressaltar que as adaptações não são perfeitas (embora muitas vezes até pareçam), e este fato está plenamente de acordo com a seleção natural.