Na dieta para gordura no fígado é importante aumentar o consumo de frutas frescas e naturais, vegetais frescos e cereais integrais ricos em fibras. Por outro lado, deve-se diminuir a ingestão de doces, como refrigerantes, açúcar e sucos, carboidratos, como pão branco, macarrão branco e arroz branco, e alimentos gordurosos, como margarina e frituras em geral.
Se você foi diagnosticado com gordura no figado, seu médico pode recomendar trabalhar com um nutricionista para elaborar uma dieta para gordura no fígado adequada para tratar essa condição.
As sementes de girassol são particularmente ricas em vitamina E, um antioxidante frequentemente usado (via suplementação) no tratamento do figado gorduroso e podendo fazer parte da sua dieta para gordura no fígado.[6]
Alguns alimentos, apesar de conter gorduras, podem ser consumidos de forma moderada e em pequenas porções em caso de fígado gordo, como azeite, abacate, coco, amendoim, castanha, nozes e peixes ricos em ômega 3, como salmão e sardinha.
Sendo parte do trio de contenção, no que diz respeito ao tipo de dieta, é possível seguir recomendações básicas e que respeitem o conceito de comida de verdade. “É importante priorizar o consumo de alimentos in natura, como hortaliças, vegetais, cereais integrais (pães e massas integrais, com grãos, por exemplo), carnes magras, queijos e leites magros ou desnatados.”, reforça a nutri.
Este vegetal não apenas adiciona sabor aos alimentos, mas pequenos estudos experimentais também mostram que suplementos de alho em pó podem ajudar a reduzir o peso corporal e a gordura em pessoas com doença hepática gordurosa.[8]
“E as frutas? Sem dúvidas as frutas são essenciais numa dieta saudável e equilibrada. No entanto, devem ser priorizadas frutas de baixo índice glicêmico e respeitar as porções recomendadas pelo seu nutricionista”, lembra Júlia. Agora você já sabe o que precisa ter no café da manhã para quem tem gordura no fígado, não é mesmo?
Além disso, um estudo de 2019 descobriu que dietas ricas em leguminosas ajudaram especificamente a diminuir a probabilidade de figado gorduroso podendo fazer parte de uma dieta para gordura no fígado.
Quando se trata de consumo de alimentos integrais, um estudo de 2019 descobriu que o consumo frequente de alho cru estava inversamente associado à gordura no figado em homens chineses (mas não em mulheres).
Em meio a dias quentes de verão ou climas tropicais, o corpo precisa passar por adaptações. O calor intenso pode desafiar nosso organismo a manter a temperatura interna estável, isso
A cafeína também parece diminuir o número de enzimas hepáticas anormais em pessoas com risco de doenças hepáticas.[1]
É por isso que a dieta mediterrânea pode ser recomendada para indivíduos que vivem com gordura no figado, devido ao seu foco em alimentos que contêm gordura insaturada, bem como sua capacidade de ajudar a reduzir o colesterol total.[7]
“A esteatose gera inflamação. Se não tratada corretamente, ela pode evoluir para casos mais graves de hepatite gordurosa, cirrose hepática e até câncer no fígado. Em alguns casos pode ser necessário o transplante.”, reforça Julia. Então, apesar de ser uma gordura “invisível”, a saúde do fígado é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo em geral, por isso, todo cuidado é pouco.
Uma das funções vitais do fígado é receber os nutrientes que ingerimos através do intestino e, assim, transformá-los em glicose e glicogênio, que são as principais fontes de energia para o nosso organismo. É justamente por conta da importância desse órgão que ele merece atenção especial. Aliás, existe dieta para quem tem gordura no fígado, ou esteatose hepática. Sabia?
Trocar fontes de gordura saturada – como manteiga, cortes gordurosos de carne, salsichas – por fontes de gordura insaturada – como abacate, azeite, pasta de amendoim e peixes gordurosos – pode ser útil para aqueles com esteatose hepatica e fazer parte de uma dieta para gordura no fígado.
Assim como a diabetes e a pressão alta, a gordura no fígado também requer muito cuidado em relação a alimentação, sendo importante a adoção de dietas apropriadas. Entretanto, da mesma forma que existem alimentos que podem ajudar nessa condição, há também aqueles que prejudicam ainda mais, sendo consideravelmente perigosos para saúde.
Coletamos informações do seu dispositivo e da sua navegação por meio de cookies para melhorar o funcionamento das páginas, mensurar a audiência e oferecer uma melhor experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Cookies.
Tendo em mente os princípios e gravidade da gordura no fígado, confira a seguir uma lista com os 10 principais alimentos proibidos que precisam ser evitados por quem possui essa condição.
A esteatose hepática, ou conhecida também como “gordura no fígado”, é uma das causas mais comuns de doença hepática nos Brasil.[4]
Além disso, é importante dormir de 7 a 9 horas por dia e praticar regularmente atividade física. Esses são alguns hábitos saudáveis que ajudam no metabolismo de energia e na regulação de hormônios, contribuindo diretamente para diminuir a gordura no fígado. Veja outras dicas para eliminar a gordura no fígado.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Ricos em vitaminas como o complexo B, os grãos integrais, principalmente o arroz, a chia e linhaça, fornecem muitos nutrientes que o fígado aproveita para usar na metabolização de gorduras, principalmente aquela que fica acomodada no fígado e traz muitos riscos à saúde.
A equipe de cientistas diz que esses achados indicam que o azeite de oliva virgem pode ser a melhor gordura para a vida futura do fígado.
Faz um detox no fígado O azeite de oliva é um excelente agente de limpeza para o fígado, o órgão responsável pelo nosso metabolismo e por controlar praticamente todos os outros órgãos de forma direta ou indireta. Justamente por isso, às vezes ele pode ficar sobrecarregado e precisar de um detox.