Art. 2º O exercício profissional da Acupuntura é privativo dos profissionais nesta lei denominados “Acupunturistas”, e dos Médicos e Profissionais de Saúde aos quais for atribuído na forma desta Lei o título de “Acupuntor”.
De uma forma geral, os efeitos adversos da Acupuntura médica relatados na literatura podem ser divididos nos grupos abaixo:
Quem pode fazer acupuntura? Apesar de ser uma especialidade da Medicina, a legislação não restringe o exercício profissional da acupuntura somente aos médicos. Aliás, alguns conselhos profissionais, como o de enfermagem, biomedicina, fisioterapia e terapia ocupacional reconhecem a prática.
A acupuntura é um recurso terapêutico que utiliza agulhas específicas visando estimular determinados pontos pelo corpo, para promoção, manutenção e recuperação da saúde. Sua história remete há mais de 2 mil anos e integra as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como MTC.
A – Não fazer acupuntura: imediatamente após o ato sexual; estando o paciente alcoolizado; após as refeições; paciente está emocionado (ansioso, nervoso, irritado etc.);
Os pontos de acupuntura, também conhecidos como meridianos, são locais específicos do corpo em que se pode liberar o fluxo de energia acumulada, sendo que por esses pontos passam várias terminações nervosas, fibras musculares, tendões, ligamentos e articulações.
É normal sim. A orelha é um micro sistema e reflete a condição do nosso organismo, por isso é normal alguns pontos ficarem mais dolorosos do que outros. Se você esta com dor na região lombar, por exemplo, este ponto ou região da orelha ao ser trabalho com auriculoterapia vai estar mais dolorido.
O tempo de permanência das agulhas é variável, conforme o quadro clínico e os objetivos do tratamento, sendo em média de 15 a 20 minutos, após o que as agulhas devem ser retiradas.
Através dos anos, pesquisas mostraram que a acupuntura afeta uma variedade de sistemas biológicos – libera hormônios, desabilita receptores, e ativa substâncias químicas anti-inflamatórias. Foi sugerido que o poder de cura da acupuntura vem dos seus efeitos no sistema nervoso.