Pessoas que já têm problemas estomacais ativos, como gastrite e úlceras, não devem consumir o chá de gengibre, pois ele pode piorar a irritação no local. Como o gengibre estimula a circulação sanguínea, pessoas com hemofilia - condição que dificulta a coagulação sanguínea - também não devem consumir o chá.
Recomenda-se o consumo de até 10 gramas de raiz fresca de gengibre ou, metade desta quantidade, se ingerida em pó. Contudo não exceda o máximo indicado já que em excesso tudo faz mal até o gengibre, provocando azia, reações intestinais ou cutâneas.
Para perder barriga, deve-se consumir diariamente 1 copo de água de gengibre em jejum e pelo menos mais 0,5 L ao longo do dia. Além do gengibre, pode-se adicionar limão, berinjela, canela ou pepino à água, pois são ingredientes que contribuem para potencializar o efeito emagrecedor da água.
Além de ajudar a emagrecer, a água de gengibre traz diversos outros benefícios para o organismo como:
O gengibre tem ação antioxidante no corpo, agindo na prevenção de doenças como gripes, resfriados, câncer e envelhecimento precoce. Além disso, ele também tem ação anti-inflamatória, melhorando os sintomas de artrite, dor muscular e doenças respiratórias, como tosse, asma e bronquite.
Como forma de tempero, a forma em pó é muito prática. Portanto, caso queira usar o gengibre para emagrecer, adicione um pedaço da raiz em sucos verdes, com raspas sobre cremes doces, sopas e saladas.
No geral, recomenda-se a ingestão de até 10 gramas de raiz fresca de gengibre por dia ou 5 gramas de gengibre em pó por dia. É que apesar dos seus inúmeros benefícios, se o gengibre for consumido em excesso, também pode prejudicar o organismo, causando nomeadamente azia ou reações intestinais e/ou cutâneas adversas.
O chá de hibisco com canela é bom para ajudar a emagrecer, pois ajuda na retenção de líquidos, a desinchar o corpo e aumenta o metabolismo, favorecendo a queima da gordura.