“A maioria pode engravidar, desde que isso seja combinado com o médico, no momento certo do tratamento e com o uso das medicações corretas”, ressalta Aline Ranzolin. A gravidez não planejada na mulher com doença reumática pode ter dois fatores de complicação.
Para a sua segurança, é importante que os portadores de doenças reumáticas realizem exercícios físicos com conhecimento de um reumatologista e, se possível, com orientação de um profissional de educação física.
A febre reumática é uma complicação decorrente de faringites e amidalites mal curadas. A maneira mais eficaz de prevenir a doença é combater o estreptococo do grupo A com antibióticos específicos, sempre sob a orientação de um médico.
Além disso, é investigada a presença do anticorpo contra a bactéria da febre reumática, que é detectado por exames de secreções da garganta e de sangue, como o exame ASLO, sendo esse exame importante para confirmar a infecção pela bactéria e confirmar o diagnóstico. Entenda como é feito o exame ASLO.
O ASLO (Anticorpo antiestreptolisina O) é um anticorpo que o nosso organismo produz para combater o estreptococo durante ou logo após uma infecção de garganta. Portanto, ela serve apenas para dizer se a criança teve infecção por esta bactéria.