Existem diversos exercícios indicados para quem tem escoliose, justamente porque fortalecem a musculatura da coluna e do abdômen e não pioram a curvatura. Dentre esses exercícios, o Pilates é bastante indicado, pois permite melhorar a flexibilidade, sem causar maiores danos às vértebras.
A assimetria do tronco pode prejudicar muito a autoestima dos pacientes e preocupar seus pais. Escoliose grave pode causar uma diminuição da função pulmonar devido a deformidade e rigidez que causa na caixa torácica.
Cirurgia. A cirurgia é o tratamento para escoliose lombar considerada a alternativa mais agressiva, sendo apontada para os casos mais graves. Basicamente, ela faz a fusão da coluna vertebral, que reduz a curva da coluna, impedindo a evolução do problema.
Existem muitas causas de escoliose, incluindo deformidades congênitas da coluna (aquelas presentes no nascimento, ou herdadas ou causadas pelo ambiente), problemas genéticos, problemas neuromusculares e desigualdade de comprimento dos membros.
Quando deitamos na rede na posição diagonal o corpo e coluna ficam planos, como numa cama e a elasticidade do tecido ainda absorve as diferenças do corpo (traseiro, cintura, costas), tornando-se muito mais confortável, que dormir no chão, onde é o corpo que absorve as irregularidades do piso.
De acordo com as especialistas, a altura ideal dos ganchos nas paredes varia de 1,5 m a 1,9 m em relação ao chão. Já a distância entre as paredes pode variar entre 2,50 m a 3,30 m. “Outra parte importante na hora de instalar uma rede de descanso é saber qual o tipo de parede – se é bloco de concreto ou tijolo.
No caso de quem tem refluxo, um estudo publicado pelo The Journal of Clinical Gastroenterology mostrou que o melhor é dormir virado para o lado esquerdo. Segundo a pesquisa, dormir para o lado direito pode causar um aumento do nível de ácido no estômago, o que intensifica os sintomas da doença.
“Alguns sintomas da doença tendem a piorar ao deitar, como, por exemplo, a sensação de asfixia causada quando o ácido atinge a garganta. Isso faz com que a pessoa acorde durante a noite ou cause uma sequência de pequenos despertares, fragmentando o repouso e diminuindo a sua qualidade”, explica.
Em casos de refluxo gastroesofágico é recomendada a limitação no seu consumo pois ela favorece a eructação. Naturalmente que gastrectomizados também devem evitar tomar água com gás.