EQST

O Que Significa A Sigla CVF?

O que significa a sigla CVF?

Capacidade Vital (CV) - representa o maior volume de ar mobilizado em uma expiração. Pode ser ob- tida através de manobras forçadas (CVF) ou lentas (CVL). Volume expiratório forçado no primeiro segundo (VEF1) - representa o volume de ar exalado no primeiro segundo durante a manobra de CVF.

O que é distúrbio Ventilatorio obstrutivo moderado?

Esse tipo de alteração é encontrada em doenças pulmonares obstrutivas , quando há redução do calibre dos brônquios acarretando dificuldade na entrada e saída do ar nos pulmões. As principais doenças desse tipo são : Asma e DPOC ( relacionada principalmente ao tabagismo).

O que a espirometria avalia?

O que é espirometria e como funciona. Conhecida por diferentes nomes, como Prova de Função Pulmonar ou Exame do Sopro, a Espirometria é um exame utilizado para medir a quantidade e o fluxo de ar que entra e sai dos pulmões.

O que significa doença pulmonar obstrutiva crônica?

A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.

Quais são as doenças pulmonares obstrutivas crônicas?

A doença pulmonar obstrutiva crônica é o estreitamento (bloqueio ou obstrução) persistente das vias aéreas, que ocorre com enfisema, bronquite obstrutiva crônica ou ambos os distúrbios. O tabagismo é a causa mais importante da doença pulmonar obstrutiva crônica.

Quais são as doenças crônicas pulmonares?

Quais são as principais doenças que provocam a DPOC? O enfisema e a bronquite crônica são as duas principais ocorrências de DPOC, mas a asma brônquica é também bastante comum. Em todos os casos, esses danos nas vias aéreas (brônquios, alvéolos), acabam por interferir na troca do oxigênio e gás carbônico nos pulmões.

Qual a diferença da rinite crônica e enfisema pulmonar?

O doente com DPOC pode ter um quadro com mais características de bronquite crônica, mas apresenta sempre algum grau de destruição dos alvéolos e hiperinsuflação. O mesmo ocorre no enfisema, que costuma ter também algum grau de produção de muco e tosse crônica.

Quais as consequências do enfisema pulmonar?

Ela afeta sua capacidade de locomoção, impedindo a execução de exercícios leves, como andar, ou causando dificuldade de absorver oxigênio, mesmo em situações de repouso. A falta de ar decorrente do enfisema compromete a qualidade de vida e a autonomia do idoso, interferindo em atividades básicas no dia a dia.

É possível ter asma e bronquite?

Asma e bronquite muitas vezes são confundidas por parecerem bastante, mas na verdade são quadros distintos. Inclusive, um paciente com asma pode apresentar bronquite ao mesmo tempo.

Quais os sintomas da asma ou bronquite?

De uma forma geral, os principais sintomas da bronquite asmática que estão mais presentes nos pacientes são:

  • falta de ar;
  • dificuldade para respirar;
  • respiração rápida e curta;
  • tosse seca;
  • chiado no peito;
  • sensação de peso no peito;
  • pouca quantidade de catarro;
  • pontas dos dedos e boca ligeiramente arroxeados.

Como tratar aspectos emocionais de quem tem asma?

Aprenda como combater os sintomas psicológicos da asma No entanto, existem alguns males que podem agravar ainda mais o quadro da asma, como a depressão. Nesse caso, a orientação é fazer atividades que previnam as oscilações emocionais, como a prática esportiva ou meditação.

O que é asma emocional?

O estresse está entre os fatores desencadeantes das crises de asma, doença inflamatória das vias aéreas que, ao provocar o estreitamento dos brônquios (pequenos canais de ar dos pulmões), dificulta a passagem do ar, comprometendo a respiração e tornando-a mais difícil.

Quais estímulos podem desencadear crises de asma?

Durante a crise de asma, os brônquios se inflamam e reduzem a passagem de ar, causando sintomas como tosse, falta de ar, chiado e aperto no peito....Os gatilhos mais comuns são:

  • Poeira.
  • Mofo.
  • Perfumes.
  • Odores fortes.

Como cuidar de uma pessoa que tem asma?

8 maneiras de controlar a asma

  1. Pratique exercícios. ...
  2. Coma peixes, verduras e legumes. ...
  3. Invista em alimentos ricos em fibras. ...
  4. Deixe o cigarro de lado. ...
  5. Cuidado com animais de estimação. ...
  6. Perca peso. ...
  7. Evite ficar em ambientes sujos, empoeirados e cheios de ácaros. ...
  8. Previna infecções virais.