Qual o alcance e objetivo do CPC 29? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O pronunciamento técnico CPC 29 Ativo Biológico e Produto Agrícola tem por objetivo especificar o reconhecimento contábil para os estoques dos ativos biológicos de onde se extraem os produtos agrícolas e para o estoque derivado da produção agrícola derivado desses ativos no momento de sua colheita ou obtenção.
O que é o CPC 29?
O CPC 29 trata dos ativos biológicos e dos produtos agrícolas, trazendo modificações para a realização das avaliações contábeis desses ativos e sua mensuração a valor justo.
Qual é o objetivo do Pronunciamento CPC 29 ativos biológicos?
O objetivo deste Pronunciamento é estabelecer o tratamento contábil, e as respectivas divulgações, relacionados aos ativos biológicos e aos produtos agrícolas. (b) produção agrícola no ponto de colheita; (c) subvenções governamentais previstas nos itens 34 e 35.
Como são classificados os produtos agrícolas de acordo com o CPC 29?
Segundo o CPC 29, um ativo biológico é um animal e/ou planta vivos ou tudo o que nasce, cresce e morre. Os produtos gerados pelo ativo biológico são considerados produtos agrícolas, que são o produto colhido do ativo biológico ou o próprio ativo quando tem sua vida encerrada.
O que é um ativo biológico?
Ativo biológico é o animal ou a planta, vivos. Transformação biológica compreende o processo de crescimento, degeneração, produção e procriação que causam mudanças qualitativas e quantitativas no ativo biológico.
Qual o objetivo da NBC TG 29?
(Definição incluída pela NBC TG 29 (R2)) Atividade agrícola é o gerenciamento da transformação biológica e da colheita de ativos biológicos para venda ou para conversão em produtos agrícolas ou em ativos biológicos adicionais, pela entidade. ... Ativo biológico é um animal e/ou uma planta, vivos.
Como deve ser reconhecido e mensurado o ativo biológico ou produtos agrícolas conforme a CPC 29?
O ativo biológico deve ser mensurado ao valor justo menos a despesa de venda no momento do reconhecimento inicial e no final de cada período de competência, exceto para os casos descritos no item 30, em que o valor justo não pode ser mensurado de forma confiável.
Qual a abrangência do CPC 29 relacionado aos ativos biológicos?
O CPC 29 é o Pronunciamento Técnico relativo ao tratamento contábil e às divulgações dos ativos biológicos e produtos agrícolas. Este CPC deve ser utilizado para os seguintes casos: -ativos biológicos, exceto plantas portadoras; -produção agrícola no ponto de colheita e certas subvenções governamentais.
Como contabilizar um ativo biológico?
Conforme já mencionado anteriormente, o ativo biológico deve ser mensurado pelo valor justo, porém, de acordo com o próprio CPC 29, quando essa mensuração pelo valor justo não for possível, o ativo biológico deve ser mensurado ao valor de custo, menos as depreciações e perdas por irrecuperabilidade.
Como contabilizar o ativo biológico?
Contabilização. O CPC 29 determina que o Ativo Biológico seja contabilizado pelo seu Valor Justo – Preço que seria recebido pela venda de um ativo em uma transação não forçada entre participantes do mercado na data de mensuração (conforme regulamentado pelo CPC 46 – Mensuração do Valor Justo).
O que significa NBC TG 09?
Aprova a NBC TG 09 – Demonstração do Valor Adicionado. O CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE, no exercício de suas atribuições legais e regimentais, CONSIDERANDO que o Conselho Federal de Contabilidade, em conjunto com outras entidades, é membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), criado pela Resolução CFC nº.
Quando a entidade deve reconhecer um ativo biológico ou produto agrícola?
A entidade deve reconhecer um ativo biológico ou produto agrícola quando, e somente quando: (a) controla o ativo como resultado de eventos passados; (b) for provável que benefícios econômicos futuros associados com o ativo fluirão para a entidade; e (c) o valor justo ou o custo do ativo puder ser mensurado ...
O que é o CPC 29 e quais as definições sobre avaliação de ativos biológicos e produtos agrícolas?
O CPC 29 é o Pronunciamento Técnico relativo ao tratamento contábil e às divulgações dos ativos biológicos e produtos agrícolas. Este CPC deve ser utilizado para os seguintes casos: -ativos biológicos, exceto plantas portadoras; -produção agrícola no ponto de colheita e certas subvenções governamentais.
Como deve ser reconhecido um produto agrícola derivado de um ativo biológico?
O produto agrícola colhido de ativos biológicos da entidade deve ser mensurado pelo valor justo, menos a despesa de venda, no momento da colheita. O valor assim mensurado representa o custo, no momento da aplicação da Norma NBC TSP 12 – Estoques, ou outra Norma aplicável.
O que diz a NBC TG 29?
(Definição incluída pela NBC TG 29 (R2)) Atividade agrícola é o gerenciamento da transformação biológica e da colheita de ativos biológicos para venda ou para conversão em produtos agrícolas ou em ativos biológicos adicionais, pela entidade. Produção agrícola é o produto colhido de ativo biológico da entidade.
O que o CPC 29 trouxe de novo para as normas contábeis de ativos biológicos?
Para o agronegócio a norma que trouxe um impacto relevante foi o pronunciamento contábil CPC 29 - Ativo Biológico e Produtos Agrícolas, pois tal norma trouxe novos conceitos de mensuração dos ativos biológicos, entre eles, a mensuração dos ativos biológicos a valor justo menos despesa de venda, no reconhecimento ...