Ao contrário do que grande parte das pessoas acredita, quem tem diverticulite não precisa restringir os grãos da alimentação, mesmo porque eles são fontes de fibra. O feijão, ao ser ingerido, pode causar dores abdominais por causa dos gases, mas não chega a ser responsável por uma possível inflamação.
Sucos de frutas sem polpa, como suco de maçã; Gelatina; Água; Chá ou café sem leite.
A dieta indicada para quem tem hemorróidas: ingerir alimentos ricos em fibras como grãos (trigo integral, centeio, arroz integral, farinha de aveia ou de cereais integrais; legumes e verduras cozidos na água e sal; frutas (maçã, pêra, pêssego, melão, melancia, mamão, ameixa, uvas passas, manga, banana nanica); brotos ( ...
Xô, intestino preso Fontes de fibra insolúvel: grãos (feijão, grão de bico, soja, lentilha), cereais integrais (arroz, centeio, trigo e farelos), vegetais e talos de vegetais (brócolis, couve-flor), verduras folhosas, cascas e bagaços de frutas.
Principais sintomas
Por sorte, o mais comum é o paciente apresentar uma diverticulite aguda não complicada, como comumente chamam os especialistas, que melhora apenas com tratamento clínico, feito com uso de analgésicos, antiespasmódicos e dieta reforçada com fibras. Em geral, os sintomas diminuem consideravelmente em dois ou três dias.
Idade: pessoas acima dos 40 anos estão mais sujeitas a apresentar diverticulite do que pessoas mais jovens. Isso porque os divertículos são mais comuns em indivíduos acima dessa faixa etária. Alimentar-se com uma dieta pobre em fibras também pode contribuir para a diverticulite.
Doenças intestinais, como a doença de Crohn, colite e diverticulite resultam na perda de peso pela falta de absorção de nutrientes por parte do intestino.
Bartus et al (6) comparam 146 casos de diverticulite não complicada com 36 casos de fístula diverticular, operados por cirurgia laparoscópica assistida com a mão com 5% e 25% de conversão e tempo operatório de 176 e 220 minutos para cada grupo.
O cirurgia consiste na retirada do segmento do intestino doente. O procedimento pode ser realizado por vídeo, onde o paciente apresenta uma recuperação melhor e mais rápida. A possibilidade de uma colostomia (a “bolsa”) existe sempre que há uma cirurgia do cólon (intestino grosso) e depende de uma série de fatores.
A cirurgia de diverticulose ou diverticulite vai remover a porção do intestino afetada pela doença. A técnica mais utilizada é chamada de sigmoidectomia, em que o cólon sigmóide, parte do intestino grosso mais próxima do reto, é removido.
Complicações da diverticulite A inflamação intestinal provocada pela diverticulite pode levar à formação de fístulas que conectam o intestino grosso a outros órgãos. As fístulas costumam se formar quando um divertículo inflamado no intestino grosso entra em contato com outro órgão (por exemplo, a bexiga).
Após a crise de diverticulite, é importante voltar a incluir os alimentos ricos em fibras progressivamente no dia a dia com o objetivo de provocar gases ou dor abdominal, devendo ter início com o consumo de uma porção de fruta e de vegetais crus por dia e depois progredindo para o consumo de farinhas e cereais ...
Bom a diverticulite é um processo inflamatório no intestino. A dieta deverá ser individualizada sem alimentos gordurosos e fermentativos. Na crise aguda não se deve consumir nada cru. Os legumes que pode colocar em sopa são cenoura,chuchu,abobora moranga,abobrinha,palmito,tubérculos como batata,mandioca,batata doce.
Beba bastante líquido, no mínimo, 3 litros por dia. Em jejum, beba 1 copo de água e aguarde 10 minutos para se alimentar. Evite alimentos que “prendem” o intestino como maçã, limão, batata inglesa e maisena, As fibras estimulam o funcionamento do intestino.
Evite anti-inflamatórios, cigarro e bebida alcoólica.
De forma geral, é indicado que a pessoa fique em repouso, beba bastante líquidos ao longo do dia e tenha uma alimentação leve e de fácil digestão, assim é possível evitar mais inflamação no intestino e favorecer a recuperação.
O chá de hortelã-pimenta alivia a inflamação e acalma a irritação da parede do intestino e, por isso, é uma ótima opção para completar o tratamento da infecção intestinal. Este chá também absorve o excesso de gases intestinais e tem propriedades antiespasmódicas que aliviam bastante o desconforto abdominal.