Se observarmos um polinômio qualquer P(x) = 5x4 – 3x3 + x2 – x + 2, para acharmos o seu valor numérico que é o valor de P(x), temos que ter um valor para a incógnita x. Então, se dissermos que x = 2 o valor que encontrarmos para P(2) quando substituirmos x por 2 será o valor numérico do polinômio. x = 2 será P(2) = 60.
Dessa maneira, a raiz da função afim é o ponto -b/a no eixo x. As funções de 1º grau têm apenas uma raiz.
Sabendo que cada par ordenado é a localização de um ponto no plano cartesiano, já temos os dois pontos. Portanto, basta marcá-los e desenhar a reta que passa por eles. Portanto, o primeiro ponto será (0, b). ... Essa é a raiz da função do primeiro grau, ou seja, o ponto de encontro entre seu gráfico e o eixo x.
A função raiz é dada por f(x) = x1/n. Nessa expressão, x é o domínio, f(x) é imagem e 1/n é o expoente.
Verificado por especialistas. Qual e a raiz da funçao do 1 grau f(X)=5x+15? ... Ou seja, a raiz dessa função é -3, pois é nessa valor exato de abcissa que a reta da função passa pelo eixo das coordenadas.
Para verificar se um número é raiz de uma equação, devemos obedecer à seguinte sequência:
O gráfico corta o eixo y em b. Denomina-se zero ou raiz da função f(x) = ax + b, o valor de x que anula a função, isto é, torna f(x) = 0.
Como √a/b é o único número real ≥ 0 que elevado ao quadrado é igual a a/b, segue- se que √a/b = p = √ a/ √ b. ∀a ≤ 0,∀b < 0,√a/b = √ −a/ √ −b fica como exercício. A função raiz quadrada é crescente: ∀a,b ≥ 0, a < b ⇒ √ a < √ b.
O domínio é o subconjunto de IR no qual todas as operações indicadas em y=f(x) são possíveis. Vamos ver alguns exemplos: Agora o denominador: como 3-x está dentro da raiz, devemos ter 3-x 0, mas além disso ele também está no denominador, portanto devemos ter 3-x 0.
Uma raiz quadrada possui índice 2, que é par, e por isso não pode conter um radicando negativo. Então, qualquer número que seja maior ou igual a zero, pode pertencer ao radicando dessa função: ... Isso significa que somente esses valores fazem parte do domínio da função f(x).
COMO RESOLVER UMA FUNÇAO COM FRAÇAO?
Neste caso, a função é um conjunto de operações a ser feita com um número que pode variar, representado pelo x. A função, neste exercício, é f(x)=8x−1, ou seja, a regra é "multiplicar a variável por 8 e depois subtrair 1.