A coalhada é um alimento obtido através da fermentação do leite e que promove diversos benefícios para a saúde como favorecer o ganho de massa muscular, manter a saúde do intestino, fortalecer o sistema imunológico e prevenir a osteoporose.
Esses alimentos devem ser consumidos diariamente no café da manhã e lanche da tarde, por exemplo, pois também fornecem cálcio, um mineral que atua na liberação de insulina no organismo, contribuindo diretamente para o controle da diabetes.
As proteínas magras também tem baixo índice glicêmico, promovendo a liberação lenta de carboidratos da refeição no sangue. Por isso, devem ser consumidas diariamente no almoço e no jantar.
A coalhada é um alimento rico em uma série de nutrientes, o que a torna um alimento muito indicado para pessoas que querem adotar um estilo de vida mais saudável, como veremos mais adiante.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Outro benefício da coalhada é a quantidade de ácido fólico que ela possui: 18,2 mcg para cada 100 g do alimento.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Por conter probióticos, bactérias “boas” que vivem no intestino, a coalhada melhora a saúde intestinal, ajudando a combater a diarreia causada por vírus, bactéria ou pelo uso de antibióticos. Conheça todos os benefícios dos probióticos para a saúde.
A coalhada pode ser feita em casa usando leite de vaca, ovelha ou cabra. Conforme o tipo de leite usado e o processo de fermentação, a consistência da coalhada pode variar entre firme e líquida, e o sabor pode ser ácido ou mais refrescante.
Mas, se você sofre de intolerância à lactose ou alergia a algum componente do leite, consulte seu médico antes de incluir a coalhada em sua dieta, para evitar possíveis reações desagradáveis.
É importante também fazer de 5 a 6 refeições por dia, com intervalo de cerca de 4 horas entre elas, para evitar a hipoglicemia, que é quando os níveis de açúcar no sangue ficam muito baixos, causando tonturas, desmaios ou convulsões. Além disso, é fundamental também praticar exercícios físicos de forma regular, pois isso também ajuda a regular a glicose no sangue.
Gostei muito de saber das riquezas existentes na qualhada, muitíssimo obrigada pelas informações nutricionais.gosto muito de qualhada e com certeza vou continuar consumindo essa quantidade de substâncias juntas. OBRIGADA.
Os vegetais frescos, como alface, tomate, vagem, abobrinha ou acelga, são ricos em vitaminas e minerais fundamentais para o funcionamento do organismo, ajudando na produção de hormônios, como a insulina, controlando a diabetes.
Os frutos secos, como castanha de caju, amêndoas ou castanha do Pará, são ricos em fibras que ajudam no controle dos níveis de glicose no sangue. Conheça todos os benefícios dos frutos secos e como consumir.
Todas frutas frescas, como laranja, banana, pera, morango ou maçã são ótimos alimentos para os diabéticos e devem ser consumidas diariamente. Contudo, apesar de serem saudáveis, é importante consumir até 3 porções diárias, pois também têm carboidratos que em excesso, podem aumentar a glicemia no sangue.
Além disso, é importante consumir as frutas inteiras, com casca e com bagaço, evitando os sucos ou frutas cozidas, por exemplo. Pois quando as frutas estão inteiras e naturais, a quantidade de fibras é muito maior, ajudando ainda mais no controle da glicemia. Conheça as frutas que o diabético pode comer.
E, além de ser consumida pura, a coalhada pode ser servida com uma série de outros alimentos, como frutas e caldas, além de servir de base para a preparação de queijos e molhos.
Vale ressaltar também que a coalhada tem um baixo índice glicêmico, ou seja, não eleva tanto a quantidade de açúcar no sangue, desde que o seu consumo seja feito puro, ou com acompanhamentos saudáveis.
Você pode incluir a coalhada no seu dia a dia, a fim de aumentar a quantidade de proteínas na dieta, ou de aproveitar os outros benefícios que o alimento pode trazer. Por isso, uma dica é misturar a coalhada com frutas, mel, aveia ou outros complementos, para diversificar o sabor e torná-la ainda mais nutritiva.