Abaixo segue uma tabela sobre como seria a dieta para a fase de remissão da colite e a dieta para a fase ativa da colite....Alimentos e colite em fase de remissão e fase ativa.
O que se pode comer
Na fase ativa da doença com sintomas como diarreia, a pessoa que foi diagnosticada com colite deve evitar todos os alimentos picantes e condimentados, como pimenta, páprica, shoyu, mostarda e ketchup. Isso ocorre porque eles podem irritar ainda mais a mucosa intestinal.
Não existe uma restrição formal a tapioca para quem tem o diagnóstico de Síndrome do Intestino Irritável.
Sim. Não há nenhuma restrição formal aos leites fermentados. São ricos em lactobacilos e contribuem para manter a flora intestinal saudável. Porém, alguns pacientes com Síndrome do Intestino Irritável também apresentam intolerância a lactose, dessa forma podem sentir desconforto.
O que comer 2 – Tomar chá calmante (camomila ou cidreira); 3 – Comer frutas não cítricas, verduras, carne branca e iogurte; 4 – Evitar café, chocolate ou alimentos com muita gordura; 5 – Outra forma de alimentação adequada é o tratamento natural com alimentos como semente de linhaça, hortelã, gengibre e aveia.
O suchá de camomila e a vitamina de maracujá são excelentes remédios caseiros para quem sofre com síndrome do intestino irritável, pois contêm alimentos com propriedades calmantes que ajudam a relaxar e a evitar os sintomas de quem tem síndrome de cólon irritável como dores de barriga, diarreias ou prisão de ventre.
Pessoas com a síndrome não devem tomar laxantes fortes. Aumentar o conteúdo de fibras na dieta pode ajudar a regular a atividade intestinal e reduzir tanto a constipação como a diarréia. Se as fontes modificáveis de estresse podem ser descobertas, resolvê-las pode ajudar.
"Entre estes alimentos estão: os gordurosos, como frituras e a carne de porco; os alimentos com alto teor osmótico, como o leite condensado; alimentos com má absorção intestinal e rápida fermentação, como leite e derivados, feijão, repolho e o trigo; algumas frutas, como ameixas e frutas cítricas, além de produtos que ...
Em geral, os portadores da SII não tem problema com a digestão de carnes e arroz. Entretanto, o grupo das leguminosas como feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, podem causar desconforto em pessoas mais sensíveis. Você precisa verificar como seu organismo reage a esse grupo de alimentos em particular.