A porosidade do solo interfere na aeração, condução e retenção de água, resistência à penetração e à ramificação das raízes no solo e, conseqüentemente, no aproveitamento de água e nutrientes disponíveis (TOGNON, 1991).
A Solos profundos B Solos rasos C Solos excessivamente drenados D Solos mal drenados São aqueles em que a água infiltra rapidamente. ... São aqueles em que a água se acumula, como em áreas de várzea. Tendem a ocorrer em áreas com grande declividade.
A água passou mais rapidamente pelo solo com mais areia e mais devagar no solo com mais argila. Isso aconteceu porque os grãos desses solos têm tamanhos diferentes. A areia possui grãos maiores, por isso a permeabilidade é maior, já que existe um espaço maior entre seus grãos.
133 Observação 1 Em qual das amostras a água começou a pingar antes? ... Na amostra com solo arenoso, pois nele existem poros (espaços) maiores entre um grão de areia e outro, e isso facilita a passagem da água.
4- A água infiltrará mais rápido no solo arenoso, pois seus grãos são maiores e mais afastados. Assim permitem que a água passe com facilidade.
Resposta: Explicação: Como os espaços entre os grãos (os poros), também são muito pequenos, eles retêm mais água. ... Quando está seco e compacto, sua porosidade diminui ainda mais, tornando-o duro e ainda menos arejado.
Resposta. Resposta:solo arenoso! Explicação:O. solo Arenoso não retém a água e é bem arejado.
O solo arenoso é o mais permeável, predominância de macroporos. e o solo argiloso retém mais a água, predominância de microporos.
A capacidade de retenção de água depende do tipo de solo. A água, por ser um líquido solvente, dissolve os sais existentes no solo, e assim as plantas podem absorvê-los. ... Quando chove, parte da água infiltra-se e vai penetrando na terra até encontrar uma camada impermeável, encharcando o solo.
Já nos solos argilosos, existe maior retenção de água no solo devido à presença dos microporos que retém a água contra as forças da gravidade, porém esses solos podem ser facilmente compactados. ... A água da chuva que atinge a superfície do solo pode infiltrar-se ou escorrer pela superfície do solo.
Resposta: No entanto, encontra-se na composição dos solos, de modo geral, 45% de elementos minerais, 25% de ar, 25% de água e 5% de matéria orgânica.
A capacidade de água disponível no solo para as plantas é definida como o conteúdo de água entre a capacidade de campo e o ponto de murcha permanente e tem vasta aplicação prática no planejamento do uso da terra.
Resposta. As monocotiledôneas, mas também dicotiledôneas basais, possuem sistema radicular fasciculado, ou seja, bastante ramificado. Do latim faccio, que significa feixe. É um sistema mais especializado em absorção superficial.
As briófitas são plantas avasculares de pequeno porte que possuem muitos e pequenos cloroplastos em suas células. ... O transporte de água ao longo do corpo desses vegetais ocorre por difusão de célula a célula, já que não há vasos condutores e, portanto, é lento.