A gente ama compartilhar as melhores informações sobre nutrição, saúde e bem-estar. Assine nossa newsletter e fique por dentro de novidades e dicas úteis para um dia a dia mais saudável!
O consumo excessivo de cafeína pode causar overdose no organismo, provocando sintomas como dor de estômago, tremores ou insônia. Além do café, a cafeína está presente em bebidas energéticas, em suplementos de academia, remédio, nos chás verde, mate e preto e nos refrigerantes do tipo cola, por exemplo.
O café, bebida que não pode faltar na vida da grande maioria dos brasileiros, também é constantemente relacionado à condição, sendo que inúmeras pesquisas mundo afora são feitas para entender se o café aumenta a ansiedade ou não.
Muitas vezes, até mesmo psicólogos acabam afirmando que o café é uma das primeiras coisas que a pessoa que sofre com este sintoma deve eliminar do seu cardápio, já que a cafeína é um estimulante, e consequentemente, estimula o sistema nervoso.
A cafeína é uma substância estimulante encontrada no café, chá, refrigerantes e até mesmo em alguns alimentos. Ela age no sistema nervoso central, aumentando a atividade cerebral e deixando-nos mais alertas e despertos. No entanto, para quem já tem tendência à ansiedade, esse estímulo extra pode ser um gatilho para crises.
No que diz respeito às mulheres grávidas e/ou amamentando, o consumo precisa ser menor a 200 mg por dia, o que dá duas xícaras. Em relação às crianças, a ingestão é ainda menor, sendo de 100 mg (uma xícara).
Beber café com estômago vazio faz com que ocorra um aumento na produção de ácidos estomacais, ocasionando uma maior irritabilidade no órgão e, consequentemente, má digestão e azia. Por isso não é recomendável que você beba café de estômago vazio, independentemente se tem ou não gastrite.
Embora possa despertar alguns sintomas da ansiedade, principalmente quando consumido em excesso, o café possui alguns benefícios para a saúde, sabia? Sem contar o sabor e o aroma que deixam as pessoas cada vez mais apaixonadas pela bebida.
O consumo de café pode ter efeitos diferentes em pessoas com transtorno de ansiedade, dependendo da sensibilidade individual de cada pessoa à cafeína. Para algumas pessoas, a cafeína pode agravar a ansiedade, causando sintomas como nervosismo, agitação, insônia e aumento da frequência cardíaca. Por outro lado, outras pessoas podem não sentir nenhum efeito negativo e até mesmo obter alívio dos sintomas de ansiedade com o consumo de café.
– Ansiedade: um estado emocional caracterizado por preocupação excessiva, medo e inquietação. Pode causar sintomas físicos como taquicardia, dificuldade de concentração e falta de ar.
De acordo com um artigo publicado pela Universidade de Cambridge, nos Estados Unidos, os psiquiatras raramente perguntam sobre a ingestão de cafeína quando vão avaliar os seus pacientes, o que pode levar a uma falha na identificação de problemas relacionados a esta substância.
Se você é uma pessoa ansiosa e está em busca de alternativas ao café, saiba que existem diversas opções disponíveis. Chás como camomila, erva-cidreira e hortelã podem ajudar a acalmar os nervos. Além disso, sucos naturais, água de coco e até mesmo descafeinados podem ser boas opções para quem quer reduzir o consumo de cafeína.
Se você é apaixonado por café, mas está preocupado com o impacto que ele pode ter na sua ansiedade, não se preocupe! Existem alternativas deliciosas e saudáveis para substituir essa bebida.
Ah, o cheirinho do café fresquinho pela manhã… é como um abraço quentinho para a alma, não é mesmo? Mas o que acontece dentro do nosso corpo quando tomamos essa deliciosa bebida?
Muitas pessoas não conseguem ficar sem aquele cafezinho pela manhã ou durante a rotina de trabalho. No entanto, qual será a relação entre café e ansiedade? Embora tenha muitos benefícios para o organismo, é preciso saber se a cafeína faz mal ou se pode provocar alguns problemas relacionados à saúde mental.
De acordo com dados divulgados em 2017 pela OMS – Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país que possui a maior população com transtorno de ansiedade em todo o mundo. 9,3% dos brasileiros sofrem com ansiedade.
Quando consumimos cafeína, ela desencadeia a liberação de adrenalina no corpo, o que pode causar sintomas como palpitações, tremores e até mesmo sensação de pânico. Além disso, a cafeína também pode interferir na qualidade do sono, o que por si só já é um fator de risco para o desenvolvimento da ansiedade.