Endolinfa. A endolinfa é, ela própria, gerada a partir da perilinfa. O potencial endococlear é a soma de dois potenciais: um potencial positivo devido à secreção ativa de K+ pela estria vascular (+ 120mV), e um potencial negativo gerado pela difusão passiva de iões K+ pelas células ciliadas (-40mV).
O equilíbrio do ser humano depende de vários fatores como o funcionamento adequado do labirinto (parte mais interna da orelha), da percepção, das sensações do próprio corpo e da visão, que são recebidas e organizadas pelo cérebro. O labirinto lembra uma estrutura complexa e organizada.
Labirinto é a região da orelha interna ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção de posição do corpo. É dividido em duas partes: o labirinto posterior e o anterior. Constituído por um tecido ósseo e outro membranoso, tem formato de 'caracol' e abriga um líquido viscoso (endolinfa) entre as duas camadas.
viral ou bacteriana: nesse tipo, o agente infeccioso é o que causa a inflamação do labirinto, podendo ser um vírus ou uma bactéria; emocional: a labirintite emocional está diretamente ligada à saúde emocional do paciente. Entre as causas desse tipo, estão o excesso de estresse e/ou de ansiedade.
A labirintite é uma inflamação do ouvido interno ou labirinto. Esta inflamação acontece quando microorganismos ou mediadores inflamatórios “atacam” o labirinto e o “lesionam” causando alterações do equilíbrio e da audição.
Os principais sintomas que podem ser percebidos em pessoas com labirintite são os seguintes:
Os principais sintomas incluem zumbido, vertigem, perdas auditivas, sensação de pressão no ouvido, náuseas e vômitos.
Para evitar que os sintomas da labirintite piorem durante as crises, tente o seguinte: