“Todo mundo beija (ou deveria) e isso faz bem para o corpo e a mente. Ter a língua presa dificulta e interfere muito nas nossas relações, sexuais inclusive.
A anquiloglossia, popularmente conhecida como língua presa, é um distúrbio articulatório que afeta o frênulo lingual. Nessa condição, a membrana que fica abaixo da língua está encurtada, atrapalhando a mobilidade do órgão e a produção de alguns fonemas na fala.
Com a boca entreaberta e mantendo a língua ainda dentro da boca, deve mover a língua nas seguintes direções:
Coloque sua mão fechada sob o queixo, como se fosse um soco, e abra um pouco a boca. Produza pressões contrárias entre sua mão e sua mandíbula por 10 segundos. Então, abra um pouco mais a boca, e novamente faça forças contrárias por 10 segundos. Faça isso até atingir a abertura máxima da mandíbula.
Há outras formas de se conseguir aliviar a tensão na garganta, como por exemplo uma massagem centrada no pescoço e músculos da garganta, fazer yoga para diminuir a tensão corporal, e alongamentos diários no pescoço e ombros. Para além disso, a tensão na voz pode resultar do stress.
Praticando seus exercícios Devagar, contraia os músculos do esfíncter com tanta força quanto conseguir. Segure a contração por pelo menos cinco segundos, e então, relaxe por pelo menos 10 segundos. Repita pelo menos cinco vezes. Esse exercício trabalhará a força dos músculos.
Existem vários, mas listamos alguns exercícios fáceis e eficazes:
Alimentos pesados e com condimentos podem fazer mal à voz, como o chocolate, o café e bebidas alcoólicas. O melhor é optar por alimentos leves e com proteínas e também beber muita água para hidratar as cordas vocais.
Bebidas geladas e álcool prejudicam a garganta. Chocolate e leite em demasia deixam a saliva mais viscosa, provocando pigarro. Já alimentos de difícil digestão podem provocar refluxo e irritação. Em excesso, a cafeína associada à alta temperatura pode desidratar as pregas vocais.
- evite gritar e dar gargalhadas exageradas; - evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate, antes de utilizar a voz continuamente; - evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas; - cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente.
14 dicas para você manter a voz saudável
Água, maçã, mel, bebidas quentes, limão, gargarejo e soro ajudam a voz | Bem Estar | G1. Veja também o que prejudica a fala e o que fazer em caso de rouquidão. Aquecimento vocal é indicado antes de um uso intenso e contínuo. Além de ser um canal para a fala, a voz revela nossas emoções e sentimentos.
Fazer gargarejos com água morna e sal pelo menos 1 vez ao dia, para retirar todas as impurezas da garganta; Repousar a voz, evitando falar muito; Fazer um relaxamento da região do pescoço, rodando a cabeça lentamente a cabeça para todos os lados, e inclinando para o lado esquerdo, direito e também para trás.
Pode ser devido ao inchaço temporário das cordas vocais de um resfriado, uma infecção do trato respiratório superior, ou alergias. O médico tratará a laringite de acordo com a sua causa. Usar a voz incorretamente: Conversar demais, falar muito alto, gritar e até gargalhar também são atitudes agressivas para a voz.