EQST

Quem Tem A Funço De Chefe De Terreiro?

Quem tem a função de chefe de terreiro?

A função religiosa de um baba, ou babalorixá --uma espécie de administrador e chefe de terreiro--, prevê a consulta aos orixás, por meio do jogo de búzios, os cuidados com a casa, com os filhos de santo e com as plantas medicinais.

O que é a umbanda e o que ela prega?

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

Como é feito o santo no candomblé?

O candidato à iniciação é mantido confinado em um quarto por 21 dias. Ele (ou ela) tem a cabeça raspada e recebe marcas no braço ou na cabeça, geralmente feitas com espinhas de peixe. Essas cicatrizes simbolizam a porta de entrada do orixá durante a incorporação.

O que acontece dentro de um ronco?

Nos 3 primeiros dias a pessoa ficará descansando e fazendo os ebós de limpeza, que serão apurados no jogo de búzios e tomando banhos com folhas sagradas e abô. Ficará recolhida no roncó (quarto específico de recolhimento) próximo ao peji e será feita a primeira obrigação, que é o bori.

Como saber se uma pessoa é ekedi?

Gracila Medeiros, ekedi em um terreiro de candomblé, explica que, dentro da religião, a palavra representa um cargo feminino, tido por mulheres que “não incorporam”, ou “entram em transe”, ou seja, não recebem um orixá, termo que abrange as divindades que compõem a religião.

O que é ronco no candomblé?

A palavra roncó, no candomblé jeje-nagô, geralmente é utilizada para se referir a um compartimento sagrado instalado nas dependências dos terreiros.

O que é ser um Yao?

Iaô (em iorubá: Ìyàwó) é como são designados os filhos de santo que já passaram pela iniciação no candomblé e no batuque, popularmente conhecida como "feitura de santo", mas que ainda não completaram o período de 7 anos após a iniciação. Só após os 7 anos, o iaô se tornará um ebomi ("irmão mais velho").

Para que serve o Bori no candomblé?

O bori é o rito de dar de comer à cabeça ou ori, entidade sagrada no candomblé, cultuada como lócus da individualidade.

Qual o significado do sacrifício de animais no candomblé?

O sacrifício do animal serve como uma oferenda ao orixá, para que ele descarregue as energias negativas da pessoa, que é transferida ao animal, abatido em seguida. O ritual de corte deve ser realizado por um sacerdote específico da casa, o axogum.

Quais animais são sacrificados no candomblé?

Sacrificamos o cabrito, a cabra, a codorna, a galinha da angola, o galo, a galinha, a franga, o pato, a pata, paturi, enfim, esses são os principais. São os Orixás que definem quais animais vão ser sacrificados.

O que a Bíblia diz sobre animais de estimação?

A própria Bíblia obriga o descanso semanal não só para o homem como também para os animais”, destaca padre Juarez. ... “Os animais não são coisas nem objetos, são criaturas de Deus, ou seja, criados por Deus segundo o relato bíblico e por isso devem ser amados e respeitados.

Como era o perdão dos pecados no Antigo Testamento?

A expiação em Israel começava pelo sacerdote e sua casa, que oferecia um novilho em sacrifício pelo pecado. Em seguida, eram tomados dois bodes, e um deles seria enviado para o deserto como emissário, no intuito de levar o pecado do povo.

Como o sacerdote fazia o sacrifício?

Para esse tipo de sacrifício o sacerdote tomava o sangue do novilho e levava à Tenda da Congregação e molhava o dedo naquele sangue e aspergia sete vezes perante o Senhor, diante do véu do santuário. Como também, colocava o sangue sobre as pontas do altar do incenso aromático, perante o Senhor.