Na faixa preta de Jiu Jitsu a faixa vermelha e branca representa por si só o oitavo grau, e a faixa vermelha representa o nono e o decimo grau. Um praticante de Jiu Jitsu pode chegar até a faixa vermelha nono grau, pois o decimo grau é reservado apenas aos pioneiros do Jiu Jitsu.
Um atleta fica em médio dois anos na faixa branca, diferente de outras lutas que se alcança graduação com menos tempo de treino. A maioria dos atletas desistem na faixa branca, muitas vezes pela dificuldade em entender o esporte como um todo.
A faixa vermelha e branca representa o 8ª grau na faixa preta. A faixa vermelha, representa o 9ª e 10ª grau na faixa preta de Jiu Jitsu.
Faixa Branca: O branco é um símbolo do nascimento, esta é a cor que reflete todas as cores e significa que existe a pureza e a inocência do aluno diante do desconhecido e que ele deve manter a mente limpa para absorver os novos aprendizados e a paz interior para enfrentar os desafios.
A faixa coral é caracterizada pelas cores branca e vermelha. A cor vermelha sugere motivação, atividade e vontade.
A graduação é feita em “dans” da seguinte maneira indicada abaixo:
Trata-se da cor que reflete todas as cores. Demostra a ingenuidade do iniciante, e a mente limpa para receber todo o aprendizado que virá. O branco reflete todas as cores. A própria cor dessa faixa indica que o seu portador ainda possui a ingenuidade e deve procurar manter a mente limpa.
Os dois criaram um sistema de 6 Kyu com cores populares no Brasil, sendo essas: mukyu (faixa branca), 6º kyu (amarela), 5º (vermelha), 4º (laranja), 3º (verde), 2º (roxa) e 1º kyu (marrom). As graduações Dan sempre seguiram as diretrizes japonesas e se usou apenas a faixa preta.
Shorinji
O Karate ensinado na Mushinkan é constituído pela base do Karatê Shotokan JKA: KIHON (técnicas básicas), KATA (formas) e KUMITE (luta). Na essência, esses 3 modos de treinamento se fundem em uma coisa só. Por isso, devem ser estudados e treinados igualmente.
Kata são rotinas de ensino usadas para preservar e passar o know-how. O sufixo kata (neste caso em caráter diferente das artes marciais) significa “forma de fazer”. Ele se refere à forma ou padrão que pode ser praticada para desenvolver habilidades particulares e mentalidade.
Jissen kumite (実戦組手) é a luta decorrente de um desafio ou de um embate para medir as habilidades dos contendores.
Kumite é a modalidade que coloca dois caratecas em combate. As lutas duram de dois a cinco minutos. Os pontos são atribuídos aos golpes desferidos variando, inclusive, o valor da pontuação dependendo da área do corpo do adversário que foi atingida.
O objetivo do Kumite é demonstrar a efetividade, tanto das técnicas de ataque como de defesa. Os pontos importantes a ter em conta no trabalho do Kumite são: distância, velocidade, reação, antecipação, controlo e correta aplicação das técnicas de ataque e defesa.
Kumite é a modalidade que coloca dois caratecas em combate. As lutas duram de dois a cinco minutos, os pontos são atribuídos aos golpes desferidos variando, inclusive, o valor da pontuação dependendo da área do corpo do adversário que foi atingida.
Classificação
Quais as formas de pontuação existentes no Karatê Kumite e quantos pontos cada uma vale? * Ippon (3 pontos), Waza-ari (2 pontos) e Koka (1 ponto). Ippon (3 pontos), Waza-ari (2 pontos) e Yuko (1 ponto). Ippon (1 pontos), Waza-ari (1 pontos) e Yuko (3 pontos).
Corresponde a um chute na cabeça ou nas laterais do pescoço ou uma queda seguida de um ataque tecnicamente correto. É importante ressaltar que a pontuação pelo soco no rosto é dada pela técnica, e não pela força. Não é permitido machucar o adversário.
3 minutos