Utilizamos Machine Learning para trazer as probabilidades de rebaixamento no Brasileirão Série A 2023 para você. E para ensinar o nosso algoritmo, a gente pegou milhares de rodadas de diversos campeonatos, com todas as suas variáveis: pontos conquistados, números de vitórias, aproveitamento no campeonato e algumas outras. E também mostramos para o nosso modelo qual foi a pontuação que a equipe teve ao fim do campeonato.
MAIS | Botafogo no Campeonato Brasileiro: desempenho ano a ano nos pontos corridos
Ao fim da temporada, os quatro últimos na tabela de classificação do Campeonato Brasileiro são rebaixados para a segunda divisão do futebol. O total de 38 rodadas são realizadas em pontos corridos onde cada vitória garante três pontos e o empate dá apenas um.
A reta final do Campeonato Brasileiro na Série A vai se desenhando cada vez mais. Na parte de baixo da tabela, os quatro últimos serão rebaixados para a segunda divisão do futebol, a Série B. Mas qual é a probabilidade de rebaixamento Série A 2022 de cada um dos times na zona de rebaixamento? Quem tenta escapar da degola?
Na parte de cima, o Palmeiras deve conquistar o 11º título brasileiro em sua história. Para as vagas da Libertadores são candidatos os times do Flamengo, Internacional, Corinthians, Fluminense, Athletico PR e Atlético MG. Porém, como o Rubro-Negro já conseguiu a vaga por ser campeão da Copa do Brasil, é provável que uma vaga se abra entre os primeiros lugares.
A Raposa venceu a competição ao anotar 78 pontos, com 23 vitórias, nove empates e seis derrotas. O Grêmio trocou o treinador Roger Machado por Renato Gaúcho e garantiu a vice-liderança com 65 pontos, em 13 pontos de diferença entre os dois.
Ainda com poucas esperanças de reação, o Coritiba terá os rivais gaúchos Internacional e Grêmio pela frente, domingo (29) e quarta (1º de novembro), respectivamente.
Dessa forma, o líder Botafogo, que tem 70% de aproveitamento, almejaria chegar aos 71. Portanto, o time precisaria de 12 dos 30 pontos ainda em disputa para levantar o troféu.
Depois da vitória sobre o São Paulo, o Goiás voltou a se complicar na briga contra a queda para a segunda divisão. São duas partidas sem somar três pontos, e o retorno à zona de rebaixamento neste período.
Em 2022, as equipes de Cruzeiro, Grêmio, Bahia e Vasco subiram da segunda para a primeira divisão do Campeonato Brasileiro após disputarem 38 rodadas em pontos corridos na Série B.
Para escapar do rebaixamento o time precisa ter entre 42 pontos até 49 na primeira divisão do Campeonato Brasileiro, segundo o Departamento de Matemática da UFMG. Abaixo disso, torna-se um possível alvo na classificação para ser rebaixado na divisão inferior entre o Z-4.
+ Contagem regressiva: quantos dias faltam para a Copa do Mundo em 2022
América-MG: 22 pontos
Coritiba: 21 pontos
Vasco: 11 pontos
Santos: 11 pontos
Goiás: 10 pontos
Corinthians: 8 pontos
Bahia: 7 pontos
Internacional: 6 pontos
Segundo a UFMG, a "pontuação mágica" para fugir de vez de qualquer risco de rebaixamento é de 47 pontos, que representam só 0,377% de chance de cair.
+ Primeiro rebaixado do Brasileirão 2022: Juventude cai para Série B de 2023
A zona de rebaixamento do Brasileirão é a responsável por determinar quais times caem para a divisão inferior na temporada do futebol. No caso da Série A, os quatro últimos colocados são rebaixados para a Série B, a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
O Campeonato Brasileiro 2023 entra em sua reta final com muita emoção na briga pelo título e também na confusão para ver quem escapa do rebaixamento à Série B.
Já o Bahia e o Vasco decidiram as posições na última rodada. O time baiano ultrapassou o carioca e terminou em terceiro lugar após o Cruz Maltino perder para o Sampaio Corrêa na penúltima rodada, mas ganhar do Ituano fora de casa na última rodada.
Diante disso, a Trivela conta como está a situação dos times que estão dentro da zona de rebaixamento, restando apenas nove rodadas para o fim da competição. Os últimos jogos do campeonato estão agendados para 6 de dezembro.
O Flamengo conseguiu escapar da zona de rebaixamento do Brasileirão após a vitória em cima do Goiás. Com o fim da quinta rodada, 11 de maio, a parte de baixo da classificação sofreu alterações. O Corinthians é quem corre perigo de ocupar a degola. Confira quais são os times que estão na zona de perigo e os pontos.
Na temporada passada, Ceará, Atlético Goianiense, Avaí e Juventude foram rebaixados para a segunda divisão do futebol brasileiro. O elenco cearense, em 17º colocado, somou apenas 37 pontos.
Na final da Libertadores o mesmo vai acontecer. Flamengo e Athletico jogam no dia 29 de outubro, ou seja, quem vencer e terminar na parte de cima da tabela do Brasileirão abre a possibilidade de G6 ou mais vagas.