Porém, nos casos em que a pressão não diminui com estes cuidados, o obstetra pode recomendar o tratamento com remédios para pressão alta. Já nos casos mais graves, a grávida pode ter de deixar de trabalhar ou ficar internada no hospital, evitando o desenvolvimento de eclâmpsia.
Em média, a pressão considerada normal é máxima em 120 e mínima em 80 mm de mercúrio, ou seja, 12 por 8. Quando os valores das pressões máxima e mínima são iguais ou ultrapassam os 140/90 mmHg (14 por 9), temos a pressão alta.
A pressão baixa (ou hipotensão) na gravidez é muito comum devido às alterações hormonais que provocam o relaxamento dos vasos sanguíneos. Eles crescem para receber mais sangue e levá-lo até a placenta, fazendo com que o fluxo perca força e a pressão diminua.
A pré-eclâmpsia, uma forma hipertensiva que só ocorre durante a gravidez. Neste caso, quando a mulher engravida, sua pressão, que era normal, sobe. Terminada a gravidez, porém, o problema desaparece. O risco maior da pré-eclâmpsia é o aparecimento de convulsões.
A PA também pode ser medida no braço esquerdo, na posição de decúbito lateral esquerdo, em repouso, e a gestante não deve diferir da posição sentada. Para a medida propriamente, após certificar-se de que o esfigmomanômetro esteja calibrado: Obter a circunferência aproximadamente no meio do braço.
“O estudo reforça uma recomendação dos médicos para as gestantes, pelo fato de que ela vai se sentir melhor ao se deitar do lado esquerdo. Nessa posição, ela não comprime a veia cava”, diz. De barriga para cima ou deitada do lado direito, a grávida pode sentir falta de ar, sudorese fria e enjoo. Mas fique calma!
Frutas vermelhas Frutas como o morango, a amora, o mirtilo e a framboesa têm sua cor característica devido a um pigmento chamado antocianina. Essa substância tem função antioxidante e ajuda a reduzir o colesterol ruim e aumentar o bom, o que favorece a circulação e o controle da pressão arterial.
Quais vacinas a gestante deve tomar?
Mauro explicaque a dTpa é uma das vacinas previstas no Calendário de Vacinação das Gestantes e deve ser aplicada nas futuras mães a partir da 20ª semana de gestação, com uma dose somente.
A gestante deve fazer quatro exames de sangue: Identificação do tipo sanguíneo e do fator RH: o objetivo é verificar o grupo sanguíneo da mãe (O, A, B ou AB) e identificar se ela apresenta o fator RH negativo ou positivo.
Quanto a Vacina adsorvida difteria e tétano adulto (dT), marque a opção CORRETA. É uma associação dos toxoides diftérico e tetânico. O intervalo entre as doses é de 30 dias. O esquema compreende três doses sendo necessário administrar uma dose de reforço a cada 10 anos.
A vacina tétano deve ser administrada por via intramuscular. Não utilize a vacina por via intravenosa ou intradérmica. Agitar bem antes do uso. Em crianças com menos de 2 anos de idade deve-se aplicar a vacina na parte ântero-lateral superior da coxa ou nas nádegas.
A vacina dupla bacteriana dT ou DT é utilizada geralmente para atualização vacinal do Calendário do Adolescente, Adulto e Idoso - para proteger contra Difteria e Tétano, ambas doenças erradicadas no Brasil, ou seja, doenças que não existem mais no território Brasileiro! Graças a imunoprevenção!
EXEMPLOS: Vacina de vírus vivos atenuados, apresentada sob a forma liofilizada como produto monovalente, ou combinada sob a forma de vacina tríplice viral, contendo as vacinas contra o sarampo e a caxumba, ou dupla viral, contendo a vacina contra o sarampo.