Os agentes polinizadores geralmente são insetos (entomofilia), aves (ornitofilia) e morcegos (quiropterofilia). Normalmente, as flores coloridas atraem seu agente com eficiência, devido aos diferentes tons e quantidade de cores.
abelhas
Quando falamos em agentes colonizadores, é comum nos lembrarmos da polinização das flores por animais . no entanto, as plantas sem flores (gimnospermas) também sofrem polinização. nesse grupo, o principal agente polinizador é (são) A) água.
Transgênicos, agrotóxicos, poluição do ar, Monsanto e um punhado de fatores advindos da interferência humana tem levado às vias de extinção algumas especies de abelhas.
Acerola, castanha-do-brasil, maçã, maracujá, melancia, melão e tangerina estão entre as 32 espécies (35%) que precisam obrigatoriamente da polinização.
Entre os fatores apontados para a diminuição do número de abelhas estão o aumento exponencial do uso de pesticidas, mudanças climáticas e uma espécie de parasitas que mata abelhas jovens e adultas. Especialistas de vários países tem discutido maneiras de contornar o problema antes que seja tarde demais.
Porque o ferrão é um prolongamento do abdômen, que se rompe no momento em que a abelha abandona a vítima. Esse ataque suicida acontece quando ela se sente ameaçada ou é importunada por cheiros fortes ou vibrações sonoras.
A MELIPONICULTURA, criação de abelhas nativas, é uma prática economicamente viável, ecologicamente sustentável e socialmente justa. Além de produzirem mel puro com propriedades medicinais, estas abelhas são importantes para polinizar espécies de plantas nativas.
As abelhas sem ferrão são nativas e recebem esse nome por possuírem o seu ferrão atrofiado. Além de produzirem um delicioso mel (considerado medicinal) essas abelhas desempenham um papel fundamental como polinizadores, garantindo a sobrevivência de plantas nativas e cultivadas.
DICAS PARA CUIDAR DAS SUAS COLMEIAS