Países desenvolvidos são nações que apresentam elevado desenvolvimento socioeconômico. Essa classificação é feita a partir de critérios como IDH e renda per capita. Países desenvolvidos são nações com elevado desenvolvimento econômico e social.
Os Estados Unidos tem uma das economias mais desenvolvidas do mundo. O país tem acesso a abundantes recursos naturais, uma infraestrutura interna muito bem desenvolvida, altos níveis de produtividade e uma força de trabalho com bons índices de educação.
No continente americano, há dois países desenvolvidos: Estados Unidos: país com alto grau de industrialização, infraestrutura desenvolvida e alta produtividade. Apresenta elevado Produto Interno Bruto (19,39 trilhões de dólares), representando cerca de 24% do PIB mundial, e IDH de 0,924.
Resposta: Explicação: O mundo é dividido em países desenvolvidos e subdesenvolvidos. Essa nomenclatura é estabelecida através dos indicadores sociais e das diferenças que podem ser constatadas em alguns itens, como taxa de mortalidade, expectativa de vida e taxa de analfabetismo.
Quais os principais motivos para que os países do Sul econômico não fossem tão desenvolvidos quanto os países do Norte econômico? Foram colônias de exploração e sua industrialização ocorreu tardiamente. Os aspectos físicos destes países não contribuíram para tal desenvolvimento.
Resposta: Porque na maioria das vezes os países desenvolvidos tem uma forte econômica, e com isso quem investe nela pode lucrar muito , por isso que a maioria da população trabalha com o setor da econômica !
Dentre motivos que fazem com que em países desenvolvidos a maioria da população desenvolva atividades do setor terciário, pode-se citar: grande variedade de comércios e serviços; atuação com a venda direta ao consumidor final.
O elevado grau de industrialização e a reduzida dependência financeira são as principais características econômicas dos países desenvolvidos. Ter economia estável e em crescimento distingue estes países dos considerados subdesenvolvidos.
países subdesenvolvidos: dependência econômica, política e cultural em relação às nações desenvolvidas; deficiência tecnológica e baixo nível de conhecimento científico; Rede de transporte e meios de comunicação deficientes.
Os países subdesenvolvidos apresentam baixo IDH, ou seja, seus valores são próximos de 0, o que configura, segundo a ONU, fragilidade social. Normalmente, a expectativa de vida nos países subdesenvolvidos é reduzida, ao passo que as taxas de crescimento populacional, de natalidade e de mortalidade são elevadas.
Elevadas taxas de natalidade, mortalidade infantil e baixa expectativa de vida. Baixos níveis de escolarização, formação profissional e qualificação. Baixa renda per capita e má distribuição de renda. Baixo nível de industrialização, exceto países, como: os Tigres Asiáticos, Brasil e México.
O Subdesenvolvimento é um termo utilizado para fazer referência aos países cujo desenvolvimento econômico e social são limitados, apresentando um alto grau de desigualdades sociais e um elevado nível de pobreza e de miséria. Atualmente, a maior parte dos países é considerada subdesenvolvida.
Os países emergentes – também chamados de economias emergentes ou de países em desenvolvimento – são aqueles classificados como subdesenvolvidos e que, no entanto, apresentam um relativo desenvolvimento econômico e social em comparação com as nações mais pobres do planeta.