Quem So Os Mitos Gregos?

Quem so os mitos gregos

Epimeteu faz os animais e lhes concede vários poderes, como força, agilidade, capacidade de voar e etc. Mas quando cria os humanos já não tinha mais nenhum bom atributo para dar a eles.

O mito foi usado pelo filósofo francês Albert Camus para ilustrar uma realidade contemporânea que trata das relações de trabalho, das guerras e da inadequação do ser humano.

Videoaulas

Comentário sobre o mito: Sísifo foi um mortal que desafiou os deuses e, por isso, condenado a realizar um trabalho repetitivo, extremamente cansativo e sem sentido algum.

• Muitos mitos apresentavam contradições, mas isso não era um problema para os gregos. Na verdade, o principal foco dos mitos gregos era explicar, através da narração, como eram as coisas no passado, ou seja, a origem (Cosmogonia).

Deusa da Sabedoria e da guerra justa possuía uma disposição pacífica, representando a preponderância da razão e do espírito sobre o impulso irracional. Deusa protectora de Atenas e outras cidades da Ática. Acredita-se que ela era originalmente a deusa-serpente de Creta. Imagem guerreira, com capacete, lança, escudo e couraça.

Deuses da mitologia grega

<strong>Deuses da mitologia grega</strong>

Atena e Poseidon tinham uma rivalidade histórica, o que faz com o deus do mares decida importunar Atena se aproximando de Medusa. Ele sabia que Atena era uma deusa virgem e que impunha às suas seguidoras que também fossem.

Deus dos mares era filho de Cronos, deus do tempo, e Reia, deusa da fertilidade e irmão de Zeus e Hades. É representado como um homem forte, de barbas brancas, com um tridente na mão e acompanhado de golfinhos e outros animais marinhos.

Uma tarde, ao sair para colher flores, Cora é raptada por Hades, o deus do submundo. Ela então desce ao inferno e chegando lá come uma romã, o que significa que não poderia mais voltar para a Terra.

1. O Mito de Prometeu

Pensando em se beneficiar da informação e vendo que Asopo estava desesperado procurando a filha, Sísifo conta o que viu e pede em troca que a divindade lhe conceda uma fonte de água em suas terras.

Comentário sobre o mito: É interessante observar nesse mito como as forças entre o divino e o terreno estão em embate. Aracne é descrita como uma mortal "vaidosa" e atrevida, pois se comparou a uma deusa.

2. Caixa de Pandora

2. Caixa de Pandora

Psiquê passa então a viver na companhia de Eros com a condição de que nunca veja seu rosto. Mas a curiosidade toma a jovem e um dia ela quebra a promessa, olhando o rosto do amado. Eros fica furioso e a abandona.

Comentário sobre o mito: O herói grego Hércules é conhecido na mitologia romana como Héracles. Os doze trabalhos foram narrados em um poema épico escrito em 600 a.C por Peisândro de Rodes.

• A Teogonia (narração do nascimento dos deuses gregos e explicação de suas genealogias) também era um tema importante na mitologia dos gregos antigos.

Heróis e demais seres da mitologia grega

Entre elas, merecem destaque as tragédias (obras teatrais) de Ésquilo, Sófocles e Eurípedes, pois através delas conseguimos perceber com maior facilidade o significado simbólico que os mitos têm para a própria existência humana. Por meio delas, talvez se evidencie mais o significado que os mitos têm em termos psicológicos, que acabaram levando psiquiatras como Sigmund Freud e Carl Jung a analisar o significado dos mitos.

Comentário sobre o mito: A história surge na mitologia como uma alegoria e uma advertência sobre a importância da ponderação e bom senso. O garoto foi ambicioso e não escutou os conselhos do pai, querendo subir mais alto do que o permitido. Assim, falhou e acabou precisando arcar com as consequências de seu ato desmedido.

Comentário sobre o mito: Esse é um mito que aborda os aspectos de uma relação amorosa e todos os desafios que surgem nessa jornada. Eros é um símbolo do amor e Psiquê representa a alma.

4. Rapto de Perséfone

Era o guerreiro mais forte dos gregos. Filho de um homem (Peleu) e da deusa Tétis. Quando nasceu sua mãe mergulhou-o nas águas de um rio que protegiam todas as partes do seu corpo banhadas pelas águas. Mas como a mãe lhe pegou pelo calcanhar foi só esta parte do corpo que era vulnerável. Morreu no assalto a Troia, trespassado por uma flecha que se cravou no seu calcanhar.

Mais uma vez Sísifo consegue enganar os deuses e escapa da morte, conseguindo viver até a velhice. Mas, como era mortal, um dia não consegue mais fugir do destino. Morre e acaba se encontrando novamente com os deuses.

Prometeu é então amarrado no alto do Monte Cáucaso. Todos os dias uma grande águia lhe visitava para devorar seu fígado. A noite o órgão se regenerava para que no dia seguinte a ave novamente pudesse comê-lo.

5. Origem da Medusa

Deus do fogo. Patrono dos ferreiros e dos artesãos em geral, é responsável, segundo a lenda, pela difusão da arte de usar o fogo e da metalurgia. Era geralmente representado como um homem de meia-idade, barbado, vestido com uma túnica sem mangas e com um gorro sobre o cabelo desgrenhado.

Foi condenado pelos deuses a ficar eternamente com fome e sede. Estava acorrentado a uma árvore e os frutos desciam até estar ao seu alcance, mas quando estendia as mãos para apanhá-los, os frutos fugiam. Do mesmo modo, o lugar onde estava ficava inundado de água e quando tentava beber a água escapava-se do seu alcance.

O que é a mitologia grega

<strong>O que é a mitologia grega</strong>

Réia, sua mulher, resolveu salvar seu último filho, escondendo-o do marido. Este filho, Zeus, cumpriu a profecia, destronou Cronos e retirou de seu estômago todos os irmãos que haviam sido devorados. Com eles, Zeus passou a reinar sobre o mundo, de seu palácio no topo do monte Olimpo. A corte de Zeus era formada por outros onze deuses, seus irmãos, sua esposa e seus filhos, como se vê a seguir:

Rei de Tebas decifrou o enigma da esfinge. Sem o saber matou o pai e casou com a própria mãe. Mais tarde, quando soube o que fizera, cegou-se a si próprio para não contemplar o horror que cometera.

Quando Narciso nasceu, seus pais logo viram que se tratava de uma criança de inigualável beleza. Percebendo que essa característica poderia causar problemas para o garoto, eles decidem consultar um vidente, o profeta Tirésias.

Quais são as principais características do mito?

Características de um mito: Tem caráter explicativo ou simbólico. Relaciona-se com uma data ou com uma religião. Procura explicar as origens do mundo e do homem por meio de personagens sobrenaturais como deuses ou semi-deuses.