As públicas são mantidas pelo governo municipal, estadual ou federal, onde estes enviam verbas para suas despesas. Normalmente essas escolas não recebem manutenção adequada, com pinturas velhas e móveis danificados. As escolas particulares são mantidas pelas mensalidades pagas pelos alunos.
A manutenção de uma escola pública depende de verbas enviadas pelo governo federal, estadual ou municipal, conforme qual dessas esferas for responsável por ela. Já a escola particular é mantida pelo pagamento de mensalidade dos alunos.
Assim, a escola pública é um serviço público da mesma forma que é oferecido ao Estado gratuitamente e de caráter universal (para todas as crianças em idade escolar). A gratuidade deste serviço é possível graças aos impostos arrecadados pelo Estado e de apoio aos serviços da comunidade.
Ensino público (ou educação pública) é aquele oferecido a todos os indivíduos pelo Estado, por meio de impostos. ... Uma tendência mundial crescente é a de inclusão da pré-escola e de creches entre os serviços públicos oferecidos pelo Estado.
O conceito de infraestrutura escolar vai desde itens básicos, como o fornecimento de água, energia elétrica, manutenção e limpeza dos ambientes, salas de aulas confortáveis com mobiliários adequados e de boa qualidade, banheiros e cozinha, passando por locais de convivência como pátios, parques e brinquedoteca.
A pesquisa ainda traz dados sobre a falta de infraestrutura em muitas escolas. No Ensino Médio, por exemplo, 38% das escolas não possuem internet para acesso dos alunos. ... (Repórter) De acordo com o Anuário da Educação, seis milhões e setecentas mil crianças entre 0 e 3 anos estão fora da escola.
A infraestrutura adequada nas escolas melhora a aprendizagem, pois oferece aos estudantes a possibilidade de uma vivência prática, de maneira atraente e estimulante. Desse modo, é essencial que os alunos contem com opções além das aulas tradicionais, aumentando o interesse deles em passar um tempo maior no colégio.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE (http://www.fnde.gov.br/) é a autarquia federal responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação.
Estudo revela falta de estrutura em escolas brasileiras | Jornal Nacional | G1. A cada 20 escolas públicas de ensino fundamental no Brasil só uma tem estrutura considerada básica para educar. Faltam bibliotecas e laboratórios. ... Um levantamento concluiu que faltam bibliotecas, laboratórios e até tratamento de esgoto.
Faltam as tecnologias em sala de aula (além de tomadas que funcionem, ventiladores, iluminação adequada...). FALTA TORNAR AS ESCOLAS ESPAÇOS DE APRENDIZADO E NÃO DE CUIDADOS. A FUNÇÃO DA ESCOLA É ENSINAR E NÃO TOMAR CONTA enquanto os pais trabalham!
O que falta em nossa escola? ... Questões como, por exemplo: convivência diária com pombos e seus excrementos dentro das salas de aula; excessivo calor, por falta de forro e ventiladores eficientes dentro das salas; falta de áreas de convivência na escola; inexistência de mobiliários adequados para os alunos; etc.