Mineiros são conhecidos por serem muito acolhedores e também por sua linguagem cheia de “uai”, “trem” e diversas outras gírias e palavras cortadas. Para não se perder no mineirês, montamos um breve dicionário com as palavras e gírias mais usadas em Minas Gerais.
Além disso, em vocábulos no diminutivo, inho ou inha são sempre substituídas por im. Pouquinho vira pouquim, cafézinho será cafezim, e por aí vai.
’Nó!’ é uma forma reduzida de ’nossa!’, que, por sua vez, vez veio de uma redução da expressão “Nossa Senhora!” No começo se tratava de uma evocação católica, mas hoje é a mais simples expressão de tudo que tenha relação com o espanto.
Ao pisar em terras mineiras prepare-se para comer bem e comer muito! Quando mineiro recebe visita a mesa está sempre posta como de costume, café com broa, pão de queijo, doces variados e o delicioso queijo minas.
Os mineiros costumam abreviar palavras e omitir certas letras e sílabas. O ocê (você) e procê (para você) são alguns dos exemplos. Em outros casos, frases como No momento em que podem virar um simples niqui. Ou um Nossa Senhora se torna apenas nó ou nu.
Estudos realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) mostram que o sotaque mineiro pode mudar de acordo com a região. E, inclusive, sofrer influência dos estados com os quais fazem fronteira.
É normal também que no meio da prosa o mineiro vasculhe toda sua árvore genealógica. E depois de meia hora de conversa é bem capaz de encontrar um antecedente em comum e descobrir que possuem laços sanguíneos.
O sotaque característico e o jeitinho desconfiado são traços da personalidade dos mineiros. Existem muitas curiosidades de Minas, terra de povo hospitaleiro e atencioso sempre disposto para um bom papo.
Quem nunca ouviu falar do curioso e simpático sotaque mineiro? O Estado possui uma identidade única, marcada pela deliciosa gastronomia, pelas incríveis paisagens montanhosas e, claro, pela simpatia dos mineiros.
Esse jeitinho de falar típico, no entanto, pode ter tido diferentes influências. Elas vão desde os cativos africanos, passando pelo colonizadores portugueses e chegando até mesmo aos ingleses.
Há quem diga que os mineiros encurtam as palavras para economizar tempo e respiração. Mas descobrimos uma outra teoria sobre o falar mineiro que diz que durante a Inconfidência Mineira, inventaram uma forma de comunicação para falar um segredo de forma rápido.
No novo GUIA DE VIAGEM MINAS GERAIS tem mais dicas sobre o estado. Clique aqui e receba em sua casa o único guia turístico do estado, com destinos imperdíveis, roteiros temáticos, dicas de blogueiros, receitas típicas, paradas nas estradas, dicionário de mineirês e mapas de Minas Gerais e da Estrada Real!
LEIA TAMBÉM – 15 serras mineiras para você conhecer antes de morrer
LEIA TAMBÉM – 10 cafeterias de Minas Gerais que você precisa conhecer
Um dos maiores escritores brasileiros, Guimarães Rosa, nos deixou sua declaração de amor à mineiridade “Minas, são muitas. Porém, poucos são aqueles que conhecem as mil faces das Gerais.”
Significado de Mineiro substantivo masculino Operário que trabalha em minas; proprietário de minas. Natural ou habitante do Estado de Minas Gerais.
Ser mineiro é ter simplicidade e pureza, humildade e modéstia, coragem e bravura, fidalguia e elegância, ser mineiro é ver o nascer do sol e o brilhar da lua, é ouvir o cantar dos pássaros e o mugir do gado; é sentir o despertar do tempo e o amanhecer da vida.
Etimologia. Minas Gerais se relaciona literalmente por abrigar campos de extração de inúmeros minérios, principalmente ouro, denominadas "minas gerais", em oposição às minas particulares ou por sua variedade de tipos de minério. No início do século XVIII, a região era simplesmente denominada Minas.
O estado de Minas Gerais foi "palco" de importantes eventos de nossa história e hoje é uma das principais forças econômicas de nosso país, de modo que para todos os brasileiros, independente de terem laços pessoais e de sangue com o estado, Minas Gerais é parte de uma noção expandida de "família".
Minas Gerais representa para mim a autonomia econômica brasileira, de modo a representar as riquezas existentes no Brasil. Para realizar esse desenho pode-se atentar as principais riquezas e características de Minas Gerais para expressar por meio do desenho.
Para não se perder no mineirês, montamos um breve dicionário com as palavras e gírias mineiras mais usadas.
É certo que brasileiros de cada região do nosso país têm um sotaque e uma forma de falar bem únicos, mas cês já notaram como o “jeitim” mineiro é especial e “chei” de economias? ... Sem contar o “sô” e o “uai”, que marcam presença em quase toda frase dita pelo povo mineiro.
Dizem que o mineiro é velhaco, esperto, desconfiado, mas, na realidade, esses adjetivos são dados pelos que entram em uma negociação com os mineiros querendo apenas ganhar, pois, na verdade, os mineiros também são conhecidos como hospitaleiros, hábeis negociadores e políticos.
6 – Come quieto Mineiros têm a fama de ser 'come quieto', prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses.
Mineiros têm a fama de ser prezar pela discrição e não fazer alarde de seus feitos e conquistas. Ele pode ser rico o tanto que for, que ainda vai dizer que não tem posses. Por isso o ditado popular: "mineiro come quieto". Esse é realmente uma coisa de mineiro que não se encontra em nenhum lugar do país .
A expressão, bastante popular, quer dizer ir aos pouquinhos. Aprendemos com nossas avós que mingau quente deve ser comido pelas beiradas, para não queimar a boca. Em Minas, a expressão cai como uma luva: quando algo parece muito difícil, o mineiro prefere ir devagar, sem pressa, até alcançar o objetivo.
Pratos quentes
Isso se deve à simplicidade das mineiras que se embelezam com bijuterias e ofuscam o brilho de jóias raras. Mineira se veste de chita e fica bonita, porque mineira não segue, mas faz moda.
O prato está pronto para ser servido.