EQST

Quem So Os Iorubs?

Quem são os iorubás?

Os iorubás são um povo do sudoeste da Nigéria, no Benim (antiga República do Daomé) e no Togo. Historicamente, habitavam o Reino de Queto (atual Benim) e o Império de Oió, na África Ocidental.

Como surgiu iorubás?

A história oral do povo Iorubá identifica sua origem como um grupo étnico a partir do reino de Ilê-Ifé, que surgiu e se desenvolveu ao longo do tempo, atingindo seu auge no século XII, o que é comprovado pelos vestígios arqueológicos.

Como a cultura dos iorubás veio para o Brasil?

O sincretismo do culto africano trazido pelos escravos com o catolicismo originou o candomblé praticado no Brasil, também conhecido como cultura nagô. Os orixás são fenômenos da natureza que ajudam os homens a alcançar seus objetivos. Xangô, por exemplo, é o orixá da justiça, representado por raios e trovões.

Qual a relação dos iorubás com o Brasil?

Os iorubas cultuam os orixás. ... Os iorubas também marcaram sua influência na culinária brasileira, com o acarajé, por exemplo, na música, com os atabaques, e na língua, com palavras como "axé" e "olodum".

O que são bantos nagôs e jejes?

Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás e malês, de religião islâmica e alfabetizados em árabe. ... Na música a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da música popular brasileira.

Quando surgiu o povo iorubá?

O iorubá histórico se desenvolveu no local, fora de anteriores populações (Mesolítica) Volta-Níger, pelo primeiro milênio a.C. A história oral registrada sobre o Império de Oió deriva do iorubá como um grupo étnico da população do reino mais velho de Ilê-Ifé (ver também mitologia iorubá).

Como os iorubás vieram para o Brasil?

Os iorubas cultuam os orixás. O sincretismo do culto africano trazido pelos escravos com o catolicismo originou o candomblé praticado no Brasil, também conhecido como cultura nagô. Os orixás são fenômenos da natureza que ajudam os homens a alcançar seus objetivos.

Qual a manifestação cultural que faz parte da cultura do povo iorubá na Nigéria Benin e no Togo?

Egungum. Egungum é o nome dado ao festival de veneração de familiares falecidos, mas pode também referir-se aos próprios mortos, assim como a personificação deles por meio de máscaras e vestimentas, haja vista a relação dos iorubás com a morte.

Qual a importância da oralidade para a cultura iorubá?

A oralidade de fato é um marco de povos africanos, como os iorubá e configura como forma de propagar o seu legado. Foi utilizando a voz que conseguiram perpetuar a cultura de parte da África e revelar ao mundo seus conhecimentos e saberes ancestrais.