A história de Jefté no Livro de Juízes se inicia no capítulo 11, onde indica sua origem como sendo Gileadita (nascido na cidade de Gileade). Nesta época o povo de Israel não seguia os ensinamentos de Deus e sofria as conseqüências do pecado, adorando outros deuses como Baalin e Astarote.
Existem os juízes "maiores" – Otoniel, Aod, Barac (e Débora), Gedeão, Jefté e Sansão –, cujos atos são contados de um modo mais ou menos pormenorizado, e seis juízes "menores" – Samgar (3, 31), Tola e Jair (10, 1-5), Abesã, Elon e Abdon (12, 8-15) –, que são recordados apenas brevemente.
Ela, juntamente com Baraque, liderou os israelitas contra o domínio de Canaã, por volta do século XII a.C.. Antes dela foram juízes em Israel Otniel, Eúde e Sangar. Ela é a única mulher citada na Bíblia a ter o status de juíza.
Débora e Barac derrotaram Sísera, mas não tiveram a “honra” de matá-lo. Quem acabou executando essa tarefa foi outra mulher, que aparentemente não tinha nada a ver com o conflito entre israelitas e cananeus. Seu nome, segundo a Bíblia, era Jael.
Baraque é um nome de origem hebraica que significa "Relâmpago". Filho de Abineão de Quedes, foi um líder de Israel na época da opressão por parte de Jabim, rei de Canaã. Baraque, acompanhado pela profetisa Débora, esposa de Lapidote, lutou contra as tropas de Jebim, chefiadas por Sísera, no monte Tabor.
Lapidote (Significado de Lapidote, de origem hebraica Lapidoth e significa "tochas", é um nome bíblico) foi marido de Débora (Juízes 4.
Ela foi a primeira e única líder mulher dos israelitas. ... Naquela época, uma israelita chamada Débora atuava como juíza – o termo “juiz” designava líderes carismáticos que acumulavam funções religiosas, políticas e militares. Segundo a Bíblia, foi ela quem organizou a resistência e planejou o contra-ataque.
Sansão (Juízes 13:4-7, 16, 17) e Samuel (I Samuel 1,11) eram nazireus desde o nascimento. Em virtude desta consagração, tanto a mãe, durante a gravidez, como o futuro nazireu deviam abster-se de certos alimentos como carnes e bebidas fermentadas, de cortar o cabelo e tocar em cadáveres.
Desgostoso Sansão foi viver para uma fenda numa rocha até que o seu próprio povo de Judá o tentou entregar aos filisteus. Nesse momento, o Espírito do Senhor desceu sobre ele e com uma queixada de um jumento matou mil filisteus.
Mulher de Manoá
Manoá
Segundo a Bíblia, Manoá era da tribo de Dã e morava na cidade de Zorá. Ele se casou com uma mulher que era estéril. O nome dela não é mencionado na Bíblia, mas segundo a tradição ela era chamada Hazelelponi ou Zʻllpunith. Ela era filha de Etã e irmã de Ishma.