Zeus
Hércules: Significa “aquele que dispensa o calor e a claridade”. Na mitologia grega, Hércules é o filho de Zeus e da mortal Alcmena, e ficou conhecido por um número de façanhas em virtude da sua força, conhecidas como “Doze Trabalhos”. ...
Também foi pupilo do sábio centauro Quíron que lhe transmitiu valiosos ensinamentos úteis por toda a vida. Ao chegar à adolescência, Hércules já atingia quase três metros de altura e sua fama se espalhara por toda a região à medida que seus feitos eram conhecidos.
Filho de Zeus com uma mortal, Hércules precisou realizar doze trabalhos praticamente impossíveis para obter o perdão do Oráculo. ... Filho de uma mortal, Alcmena, com Zeus, ele herdou poderes do pai. O mito conta que enquanto o marido de Alcmena estava ausente, Zeus se disfarçou com a aparência dele.
O último dos 12 trabalhos de Hércules foi trazer Cérbero à Terra. ... Cérbero era um enorme cão de 3 cabeças e com uma cauda em forma de serpente. Hades autorizou que Hércules levasse Cérbero para fora do mundo subterrâneo, porém, sob a condição de que ele o dominasse sem utilizar armas.
Quais foram os 12 Trabalhos de Hércules?
Tem mais depois da publicidade ;) Hércules, segundo a mitologia grega, é considerado o fundador dos Jogos Olímpicos. ... Sempre que era feita a abertura, animais eram sacrificados em homenagem a Zeus, bem como outros ritos, com o acendimento da chama olímpica (que sobrevive até hoje).
As Olimpíadas, ou Jogos Olímpicos, era uma homenagem pan-helênica a Zeus, principal deus do panteão grego. O propósito da competição era reunir gregos das diversas cidades-estados e colônias para homenagear o deus dos deuses. ... O nome Olimpíada tem origem no monte Olimpo, onde residiriam os deuses gregos.
Qual religião contribuiu para que os jogos olímpicos deixassem de ser realizados? A religião responsável pela suspensão dos jogos olímpicos é o cristianismo. Quando Teodósio, no século IV d. C., decretou a proibição dos jogos, isso se deu por motivos religiosos.
Tinham a finalidade de aproximar as diferentes Cidades-Estado gregas, fortalecendo o senso de unidade cultural dos diferentes povos que compunham a Grécia. Eram praticadas modalidades atléticas diversas, com corridas e lutas, e geralmente se competia nu.
Os vencedores das competições eram tratados como heróis em suas cidades-estado. Ganhavam prêmios que simbolizavam a honra e a glória conquistada. Coroas de louro e ramos de palmeira eram dados aos atletas vencedores.
De acordo com a mitologia grega, o herói Hércules criou as Olimpíadas por volta de 2.
Atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo ( luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco).
No quinto século antes de Cristo, já eram dez modalidades esportivas disputadas: corrida, salto em distância, lançamento de dardo, pentatlo, arremesso de disco, pancrácio, boxe, luta, corrida de bigas e corrida de cavalo. Os primeiros jogos olímpicos da era moderna foram realizados em Atenas, em 1896.
Por esses motivos, geralmente eram praticadas por cidadãos abastados das cidades-estado gregas. O péntatlhon (pentatlo, atualmente) era realizado em uma só prova, mas que envolvia cinco modalidades esportivas: o salto, o lançamento de disco e de dardo, a corrida e a luta.
Quais foram as mogalidades mais praticadas pelos povos Espartanos? Futebol. Danca. Atletismo
Os esportes praticados na época eram corrida, que tinha três tipos: estádio (a mais veloz, com pouco menos de 200 metros); diaulo (extensão de dois estádios) e dólico: 20 vezes a extensão do estádio ( há divergências sobre a distância real). As provas de lutas já eram comuns naquela época.
Alguns exemplos que podemos dar são o pentatlo, que segue existindo, e as diversas modalidades de corridas a pé, que, com algumas modificações, ainda existem nos dias atuais.
Esparta foi uma cidade localizada na região da Lacônia, no sudeste do Peloponeso. A região era bastante fértil e possibilitava o cultivo de cereais que sustentavam a população. Além disso, havia muitas terras boas para pastagem e domesticação de animais.
Esparta foi uma cidade estado grega que tinha como principal característica um estado oligárquico e militarista. Tinha como um de seus principais objetivos fazer de seus cidadãos modelos de soldados, fortes, corajosos, bem treinados e obedientes.
Na questão política, Esparta dividia o poder entre dois reis (Diarquia), um militar e outro religioso, que governavam respeitando as decisões da Gerúsia, conselho composto por 28 anciãos com mais de 60 anos, e a Apela que era o conselho formado por espartanos acima de 30 anos.