Finalidade – O Censo Escolar é uma ferramenta fundamental para que os atores educacionais possam compreender a situação educacional do país, das unidades federativas, dos municípios e do Distrito Federal, bem como das escolas e, com isso, acompanhar a efetividade das políticas públicas.
A coleta de informações Na pesquisa, são utilizados dois tipos de questionários: Questionário básico é aplicado em todos os domicílios brasileiros, possui cerca de vinte questões. Questionário amostra, é aplicado a 10% da população, por ser bem mais extenso e detalhado. São realizadas cerca de setenta questões.
Pesquisas domiciliares Grande parte das pesquisas do IBGE é feita por amostra, o que quer dizer que cada domicílio (casa ou apartamento) tem uma probabilidade conhecida de ser selecionado. Um domicílio vai representar outros tantos com características parecidas.
No Brasil, a contagem oficial de população é realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma fundação de direito público interno ligada ao Ministério do Planejamento, que no intervalo entre dois censos demográficos, aproximadamente cinco anos depois e cinco anos antes, quantifica o número de ...
O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
Além de contar as pessoas, o Censo traz informações sobre características das famílias, migrações, religião, saúde, características étnicas e raciais, deficiências físicas, natalidade, renda, trabalho, condições de moradia e deslocamento das pessoas para estudar ou trabalhar.
Importância da realização do Censo do IBGE O Censo Demográfico é realizado uma vez a cada 10 anos e o último aconteceu no ano de 2010. Sendo assim, deveria ter sido realizada uma nova pesquisa em 2020. ... O Censo serve para compreender como as pessoas vivem nas diferentes regiões brasileiras.
A Importância do recenseamento demográfico está no fato que ele promove uma atualização da real situação do país, e isso serve para estudos de diversas áreas, desde econômicos até geográficos e sociológicos, pois permite a compreensão do real cenário nacional, estadual e regional.
O Censo demográfico fornece informações que permitem avaliar a evolução do quantitativo da população ao longo do tempo. Mostrando fluxos migratórios, crescimento e decréscimo da população a nível municipal, estadual e federal. É a principal fonte de dados da situação de vida da população brasileira.
Resposta:O. censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente a uma população que possibilita o recolhimento de várias informações, tais como o número de homens, mulheres, crianças e idosos, onde e como vivem as pessoas. Esse estudo é realizado, normalmente, de dez em dez anos, na maioria dos países.
De acordo com o IBGE, a média de vida de um cidadão brasileiro é de 72,7 anos. Expectativa ou esperança de vida corresponde à quantidade de anos em média que uma determinada população vive. Esse item é um importante indicador social que serve para avaliar a qualidade de vida de uma população de um determinado lugar.
O motivo da maior parte da população brasileira se concentrar no litoral, se deve ao processo de colonização dos portugueses que chegaram inicialmente no Brasil fundando cidades e fortes ao longo do litoral com o objetivo de proteger seu território de invasões.
Resposta. A maior concentração populacional na faixa litorânea do nosso país vem desde a colonização onde os portugueses não tinham interesse de desenvolver o interior assim explorava os recursos e nos portos no litoral mandava pra Portugal.
Porque a concentração demográfica difere bastante em diferentes regiões. No sudeste, por exemplo, há uma população gigantesca em relação ao tamanho da região enquanto no norte a população é bem menor, mesmo a região sendo maior.
Devido a economia agroexportadora de produtos primários para Portugal e Europa, fator este que motivou a concentração da população junto ao litoral e suas proximidades, e explica esta característica atual da distribuição da população brasileira de se concentrar próximo ao litoral.
Resposta. O comércio, a industrialização, os empregos, expectativa de vida e muitos outros fatores.
Resposta: Interior, sim. Explicação: O Brasil foi colonizado próximo ao mar (Já que os portugueses vieram pelo mar) e demoraram um certo tempo para abravar as novas terras, criando as civilizações próximas as faixas litorâneas.
Concentração populacional, nada mais é do que o agrupamento de várias pessoas em um mesmo lugar (cidade, país, etc.).
O aumento da concentração de pessoas nas grandes cidades (Lisboa e Porto principalmente) deu-se, essencialmente, devido ao êxodo rural e à emigração, sendo que ao longo das últimas décadas, estas cidades foram crescendo e com elas a sua população, a diversificação de atividades económicas e os seus municípios vizinhos.
A população brasileira se concentra onde a disponibilidade hídrica é menor, como no Nordeste, de clima semiárido, ou no Sudeste, onde a concentração populacional é enorme, e no Sul, região com excesso de irrigação.
Para tentar solucionar esse problema, é preciso que se tenha uma educação ambiental para a população, também é necessária a adoção de políticas para uma melhor distribuição demográfica, melhorias na qualidade de vida de regiões mais centralizadas do mapa, e uso adequado de tecnologias para resolver problemas causados ...
Resposta. Os fatores de distribuição populacional podem ser basicamente três, os fatores naturais - físicos - como relevo, solo, clima, vegetação (existem áreas favoráveis - como as áreas de clima temperado e desfavoráveis - como os desertos gelados ou quentes)...
Resposta. Resposta: encontra-se disperso pelo planeta de forma irregular, isso quer dizer que em determinados lugares há uma enorme concentração populacional enquanto outros são pouco povoados.
Resposta. Resposta:As atividades econômicas são bastante diversificadas quanto às formas de produção, à natureza e à finalidade dos produtos. Em função desses fatores, as atividades econômicas acarretam maior ou menor concentração populacional.