Os exemplos mais comuns de animais onívoros são o rato, o cão, o gato, o urso (pardo ou panda), peixe carpa, peixe piranha, raposa, gaivota, porco, barata e algumas espécies de morcegos e tartarugas.
Herbívoros
Cobras
Mas existem outros pequenos mamíferos com reputação de comilões: os musaranhos. Por norma, este pequeno animal, que parece quase um ratinho, come a cada duas ou três horas e consome cerca de 80% a 90% do seu peso. Na mesma família, o musaranho pigmeu pode comer até 125% do seu peso corporal.
O tomate não representa risco à saúde dos cachorros. O fruto é rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno maravilhoso, além das vitaminas A, B e C, e os sais minerais como o fósforo, potássio, cálcio e magnésio, que ajudam no desenvolvimento de dentes, músculos e ossos.
monte uma cadeia alimentar com esses animais: grama, coelho, grilo, perdiz(ave), sapo, cobra, águia e raposa
Os seres vivos de uma comunidade são ligados através de sua alimentação. Um coelho alimenta-se de plantas e uma raposa come coelhos. Esses elos são fazem parte da cadeia alimentar. ... Os animais não podem fazer sua própria comida, por isso têm de comer plantas ou outros animais – são os consumidores.
“A alimentação deve ser 60% à base de feno e gramínea, da qual deve estar sempre à disposição e ajudam no desgaste dos dentes. Além de 20% legumes e verduras de folhagens escuras, como couve, almeirão, rúcula, ramagem de cenoura e beterraba, jiló, pepino”, explica a bióloga.
As coisas que seu amigo absolutamente não deve comer incluem: vegetais cozidos, congelados ou mofados; alho e cebola; batatas, beringelas; sementes e grãos como milho e sementes de girassol; alface americana porque eles são muito aguados e darão disenteria no coelho; todos os carboidratos, como pão, macarrão, biscoitos ...
Dê pequenas quantidades de comida em granulado ou mistura de cereais apenas uma vez por dia e retire após algumas horas. Não deve dar mais de 2-3% do peso do animal em granulado por dia.
Verduras. As folhas estão entre os alimentos preferidos dos coelhos! Então, na hora de se perguntar “coelho come o que?”, além da ração, ofereça uma deliciosa salada, mas não utilize sal ou qualquer outro tempero. Também evite oferecer vegetais muito aguados, como o alface, pois eles podem soltar o intestino.
Além de maçã, outras frutas podem ser oferecidas aos coelhos até duas vezes por semana....Quais são as frutas que coelho pode comer?
Folhas de brócolis: evite dar os talos, pois podem causar gases no seu pet. 12. Cenouras: ocasionalmente, os coelhos podem, sim, comer cenoura! ... Pimentão: todas as cores estão liberadas para os coelhos, mas evite oferecer sementes.
Faça com que tenham sempre à disposição água fresca e troque-a, pelo menos, a cada dois dias ou quando se fizer necessário. – Quantidades. Ainda que seja sempre relativo, um coelho precisa, ao dia, de 150 gramas de feno, no mínimo, 30 gramas de ração e 100 gramas de verduras e hortaliças para cada quilo de peso.
Você pode pegar seu coelhinho de diversas formas (pelo cangote, pelas patinhas, como se fosse um gatinho ou um cachorro), o mais importante é saber como não pegar! Nunca pegue seu filhote pelas orelhas (isso causa muita dor), nem pelo rabo ou uma patinha.
Não é recomendável oferecer alimento humano ou qualquer derivado animal, lembre-se que os coelhos são animais herbívoros. A comida fresca é muito mais benéfica para o organismo do coelho e ele vai degustar com muito mais vontade, por isso fique sempre atento à data de validade.
A alimentação com ração diminui a proporção de gordura, porém é dificil de controlar, pois exige calcular a quantidade diária a ser ministrada, com uma atenção continuada de registro de consumo. O consumo diário de ração a ser ministrada aos coelhos em engorda, é em média de 100 a 130 gr./dia.
Escolha rações do feno Phleum pratense em vez de alfafa. A ração de alfafa tende a ser mais calórica e pode causar obesidade. A ração pode vir em duas formas: em flocos com frutas secas, tipo granola, ou extrusada.
Em casos de acúmulo de secreção, dê banho com o uso de algodão úmido. Para isso, separe uma bacia com água e coloque algumas gotas de shampoo de bebê ou próprio para coelhos no recipiente. Após isso, mergulhe o algodão na bacia e esprema para tirar o excesso de água. Em seguida, passe o algodão na área onde está sujo.
Compre uma gaiola com espaço para o coelho se movimentar — ou seja, com pelo menos quatro vezes o tamanho dele. Ainda melhor do que uma gaiola seria um cercado grande ou um cômodo só para o bichinho. E o ideal seria deixá-lo correr livremente! Coloque no espaço em que ele for viver uma tigela de comida e outra de água.