As tartarugas-de-couro e os peixes-lua do oceano são notórios consumidores de águas vivas. Mas ambos são excepcionalmente grandes. Muitos cientistas acreditavam que seu tamanho fosse uma adaptação especial para que pudessem alimentar-se de águas vivas.
AO NADAR nas águas de manguezais pelo mundo, dos litorais da Flórida à Micronésia, é possível encontrar uma água-viva capaz de ferroar, apesar de não ter tentáculos. Aliás, nem é preciso tocar nessas medusas para ser atingido.
O corpo de uma água-viva adulta é composto de uma substância gelatinosa em forma de sino que envolve sua estrutura interna, da qual os saem vários tentáculos. ... Elas liberam uma substância urticante capaz de espantar predadores e paralisar suas presas.
Existem cerca de 1.
A água-viva é um animal marinho, invertebrado pertencente ao grupo dos cnidários. As águas-vivas apresentam uma camada de epiderme (externa) e uma camada de gastroderme (interna), separadas por uma espessa camada gelatinosa chamada mesogleia. São, portanto, animais diblásticos.
Na grande maioria a locomoção depende da das correntes pois não têm forças para ir contra a correnteza, mas algumas água-vivas conseguem nadar lançando um jato de água, e essas podem nadar conta a corrente. A água-viva é um animal marinho do filo Cnidaria, que existe nas classes Scyphozoa, Hydrozoa e Cubozoa.
A água-viva tem como principais predadores alguns tipos de peixe, tartarugas marinhas e pássaros marinhos. No entanto, encontrar estas águas-vivas em estágio adulto sendo devoradas por um coral é uma descoberta singular, da qual não há registros anteriores.
A reprodução ocorre por alternância de gerações, ou seja, a reprodução assexuada alterna-se com a sexuada, em um ciclo em que há também alternância entre as formas pólipo (assexuada) e medusa (sexuada).
As medusas se alimentam enquanto são deslocadas de um lado para o outro do oceano, através das correntes marítimas. É como se com esses movimentos, elas filtrassem seus alimentos, se alimentando de peixes, mariscos, pequenos seres aquáticos e outros organismos presentes na água.
Tanto o pólipo como a medusa apresentam uma boca que se abre na cavidade gastrovascular, mas não possuem ânus. O alimento ingerido pela boca, cai na cavidade gastrovascular, onde é parcialmente digerido e distribuido (daí o nome gastro, de alimentação, e vascular, de circulação).
Alimentação e digestão Inicialmente a digestão é extracelular, os movimentos da parede do corpo e dos flagelos das células auxiliam a liquefazer as partes moles do alimento, e as células enzimático - glandulares presentes na gastroderme produzem enzimas que facilitam a digestão.
Alimentação. Os cnidários apresentam sistema digestório incompleto, eles não apresentam ânus. O sistema digestivo dos cnidários é constituído por uma cavidade dotada de uma única abertura. ... Alimentam-se de partículas em suspensão na água e pequenos animais aquáticos.
O aparelho de digestão dos cnidários é composto por boca, cavidade gastrovascular e gastroderme. O alimento é parcialmente digerido na cavidade gastrovascular e a digestão é completada pelas células que revestem a cavidade. O que não é aproveitado é eliminado pela boca.
A estrutura corporal dos cnidários apresenta duas variações: o pólipo e a medusa.
Principais características dos Cnidários Fisiologia: não possuem órgãos verdadeiros. Sistema Digestório: possui sistema digestório incompleto, com uma cavidade no interior do animal. Alimentação: são predadores e se alimentam, em geral, de pequenos animais. Respiração: se dá através de difusão.
Os cnidários (Filo Cnidaria), também conhecidos como celenterados, são um grupo de animais invertebrados que apresentam como representantes a anêmona-do-mar e as águas-vivas. Podemos observar duas organizações corporais básicas no corpo dos cnidários: os pólipos e as medusas. ...
Resposta. Significa que eles têm o corpo constituído fundamentalmente por duas camadas celulares: a ectoderme e a endoderme.
A respiração nos celenterados é ausente, ou seja, ele realiza trocas por difusão. A digestão é com maior volume intracelular, com pouca parte extracelular. A circulação é ausente, pois não há sangue, vasos, nem coração.
Resposta. Sua função é de proteção e contração da parede do corpo que ajuda a digestão extracelular.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O nematocisto é originado pelo complexo de Golgi dos cnidócitos. O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.
A célula típica dos cnidários é o cnidócito, que são células presentes na epiderme (principalmente tentáculos) que possuem função de defesa e captura das presas, pois quando estimuladas disparam um filamento (nematocisto) que penetra na pele da vítima e injeta toxinas paralisantes.
São as células cnidoctas, células especializadas na defesa dos organismos dos cnidarios. Os cnidarios não possuem anus, eles podem realizar digestão intra e extracelular, todo a excreção é feita pela boca mesmo, diferente da maioria dos outros animais.
Entenda como é e qual a função da Mesogleia Ela fica localizada entre o epitélio interno, a epiderme e o epitélio externo. ... Quanto mais espessa é essa camada mais gelatinoso será o aspecto do animal A Mesogleia é constituída principalmente de material mucoso. Tem como principal função servir de “tecido de revestimento”.
nematocisto. ZOOLOGIA órgão característico da maioria dos cnidários, que consiste numa pequena cápsula arredondada que contém um filamento espiralado preenchido com líquido urticante, usado na captura de presas, para defesa, etc.
Os cnidários existem em duas fórmas: Pólipos (forma séssil, ou seja, imóvel) e Medusas (formas móveis, como as águas vivas).
Resposta. A forma fixa se chama pólipo, exemplo: anêmona do mar.
Resposta. é chamada de Pólipo, como exemplo temos os corais e as anêmonas do mar!
A colônia é uma relação ecológica em que organismos de uma mesma espécie estão unidos fisicamente, formando uma unidade estrutural e funcional. Como exemplo de uma colônia com capacidade de movimentação, podemos citar a caravela-portuguesa, enquanto os corais são exemplos de colônias fixas. ...