Sara Fernanda Giromini, conhecida como Sara Winter (São Carlos, 18 de Junho de 1992), é uma controversa ativista conhecida por sua antiga militância no movimento feminista e, mais recentemente, por sua associação a grupos radicais da extrema-direita política. ... Sete Vezes que Fui Traída pelo Feminismo.
FEMEN (em ucraniano: Фемен) é um grupo feminista, fundado em 2008 na Ucrânia por Anna Hutsol, mas atualmente baseado em Paris. ... Ativistas do Femen são detidas regularmente pela polícia em resposta aos seus protestos.
28 anos (18 de junho de 1992)
São Carlos, São Paulo, Brasil
O movimento feminista contemporâneo surgiu nos Estados Unidos, na segunda metade da década de 1960, e se alastrou para diversos países industrializados entre 1968 e 1977. A reivindicação central do movimento feminista contemporâneo é a luta pela "libertação" da mulher.
A partir de então, o feminismo e a luta pela valorização da mulher começou a ganhar espaço. No final do século XIX, o primeiro movimento feminista surgiu entre mulheres brancas e de classe média que lutavam por direitos jurídicos e políticos. Elas reivindicavam o direito de voto e uma vida (trabalho) fora do lar.
A história do “empoderamento” feminino não é tão antiga como deveria ser. Em geral, até o século XIX, a mulher era vista como um ser inferior aos homens, as quais não possuíam os mesmos privilégios que eles, por exemplo, ler, escrever, estudar, guerrear, enfim, escolher.
Há relatos de que, no dia 08 de março de 1857, operárias têxteis de uma fábrica de Nova York teriam entrado em greve pela redução da jornada de trabalho de 16h para 10h por dia, operárias essas que, pelas 16h diárias, recebiam um terço do salário dos homens.
O feminismo se consolidou enquanto movimento a partir do século XIX, quando a Primeira Onda trouxe como principal reivindicação o reconhecimento da mulher como ser político, assim, o sufrágio feminino foi motivo de luta principalmente na América do Norte e Europa, até meados do século XX.
O que são as ondas do feminismo?
A Segunda Onda Feminista é reconhecida por estar compreendida no período que se estende da década de 1960 até a década de 1980. ... Esse segundo movimento durou até a década de 1980 e recebeu o slogan “O pessoal é político”, que foi criado pela feminista Carol Hanisch.
O movimento sufragista também representou a primeira onda do feminismo, luta histórica pela igualdade de gênero, que buscava, em sua primeira fase, garantir às mulheres o direito ao voto.
O movimento sufragista foi o símbolo da primeira onda do feminismo. Ele reivindicava que as mulheres também pudessem votar, o que significaria uma igualdade formal entre os gêneros e garantiria o direito básico de poder decidir sobre seu próprio futuro (e assim ter instrumentos para mudar a sociedade machista).
Significado de Sufragista substantivo feminino Mulher que reivindicou, para as mulheres, o direito do voto, nos países em que o mesmo não lhes havia sido concedido. Etimologia (origem da palavra sufragista). Sufrágio + ista.
Relativo a sufrágio. Que ou aquele que defende o direito de voto a todos, sem distinção.
O movimento decisivo para a conquista do voto pelas brasileiras chegou com Bertha Lutz, liderança dos ideais sufragistas que fundou em 1922 a Federação pelo Progresso Feminino.
Na democracia representativa, é o processo que consiste na escolha de determinados indivíduos para exercerem o poder soberano, concedido pelo povo através do voto, devendo estes, assim, exercerem o papel de representantes da nação. ... As pessoas com direito de voto (ou sufrágio) são os eleitores.