Sanção e veto / publicação e promulgação: após concluído o trâmite da matéria na Câmara, o Presidente dará ciência ao Chefe do Executivo que terá até 15 dias para sancionar ou vetar a matéria, se Sancionar fará a publicação, se vetar, devolverá a matéria para a Câmara para análise do veto, se o prazo correr sem ...
Relembre: a diferença entre República e Monarquia.
Ela é eleita com os votos dos vereadores e o mandato é regido conforme Regimento Interno da Casa. Projeto-de-Lei – É o instrumento por onde se exerce o poder de iniciativa legislativa. Deve conter todos os elementos formais e materiais da técnica legislativa para que seja distribuída na lei que se quer criar.
O presidente é a autoridade máxima do Brasil, sendo o responsável pela administração e o governo em nível federal. Sendo assim, ele é chefe do Executivo em nosso país e, como tal, sanciona ou veta projetos de lei, propostos e aprovados pelo Legislativo.
Ouça o texto abaixo em aúdio! O presidente da República é a autoridade máxima do Brasil e também o chefe do Executivo. Como o Brasil é uma república presidencialista, o presidente é tanto chefe de governo como chefe de Estado.
Proposições ou Proposituras – Toda matéria legislativa, sujeita ou não à deliberação do plenário. São elas: Propostas de Emendas à Lei Orgânica Municipal, Projetos de Lei Complementar e Ordinária, Projetos de Decreto Legislativo e de Resolução, Moções, Requerimentos, Substitutivos, Emendas, Subemendas e Indicações.
O Processo Legislativo o conjunto de atos realizados pela Assembleia, visando a elaborao das leis de forma democrtica, ordenados conforme as regras definidas em acordo pelas partes, expressas na Constituio e no Regimento Interno. Como organizar a segurana em nosso Estado? Onde usar as verbas arrecadadas com os impostos? Quem deve pagar pelo uso da gua? Os cidados e os diversos grupos que compem nossa sociedade, raramente, tm a mesma opinio ou os mesmos interesses sobre como resolver problemas comuns.
Leia também: a cultura é responsabilidade do município?
O Projeto e as Emendas devem atender às suas exigências. Aprovado nesta Comissão devem ser analisados e aprovados quanto ao seu conteúdo, pela Comissão especializada. Conforme o tema tratado, o Projeto será analisado por uma Comissão Permanente chamada de comissão de mérito.
Requisitos. Como foi dito, além de seguir os princípios da Constituição Federal (CF) e da Constituição Estadual em questão, uma Lei Orgânica do município deve ser votada em dois turnos, com um intervalo mínimo de dez dias, e aprovada por pelo menos dois terços da Câmara Municipal.
Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município.
A Lei Orgânica diz que a posse se dará no dia primeiro de janeiro do ano seguinte ao da eleição. Aí se realiza a sessão solene, com a posse dos Vereadores, do Prefeito e do Vice. Sessões Solenes, Especiais ou Comemorativas – São as sessões convocadas para a prestação de homenagens ou realização de comemorações cívicas, em qualquer recinto e com qualquer número de vereadores, pois nelas nada se delibera.
Um projeto de lei ordinária – que é o tipo de proposição legislativa mais comum – para ser aprovado deve contar com os votos favoráveis da maioria dos Deputados e Senadores, desde que pelo menos a metade do total deles participe da votação.
(Atenção: que fique claro que todas as pessoas listadas abaixo estão autorizadas a apresentar projetos de leis ordinárias ou complementares. Porém, nem todas elas podem começar os outros tipos de projetos existentes. Isso será tratado com maior profundidade no segundo texto desta trilha.)
A criação de uma lei divide-se em quatro fases: iniciativa, discussão, votação e sanção ou veto. Os projetos de lei apreciados na Câmara visam criar norma de caráter geral e relativo ao interesse local, no âmbito do município.
Resposta: Leis são criadas para colocar ordem na sociedade ou no lugar onde foram criadas, e texto normativo é aquele que integra um conjunto de regras, normas e preceitos. Destina- se a reger o funcionamento de um grupo ou de uma determinada atividade.
Resumindo, o vereador é a ligação entre o governo e o povo. ... Ao vereador cabe elaborar as leis municipais e fiscalizar a atuação do Executivo – no caso, o prefeito. São os vereadores que propõem, discutem e aprovam as leis a serem aplicadas no município.