Trata-se da questão sobre se é o pensamento e a ação dos indivíduos que influenciam a sociedade como um todo ou se é o contrário, ou seja, se é a sociedade que influencia e determina o pensamento e o comportamento de cada indivíduo. ... É a reflexão sobre a socialização dos indivíduos.
O Refrão “Vem, vamos embora / Que esperar não é saber / Quem sabe faz a hora, / Não espera acontecer” foi interpretado como uma chamada à luta armada contra os ditadores. Ainda em 1968, com o AI-5, Geraldo Vandré foi obrigado a exilar-se. ... Geraldo Vandré voltou ao Brasil em 1973 e até hoje, vive em São Paulo e compõe.
Resposta. Resposta: Isso significa que quem sabe faz acontecer agora, não fica esperando cair do céu ou nascer na árvore, nem fica aguardando o universo trazer.
Hoje, Geraldo Vandré reside no centro da cidade de São Paulo, mas sempre viaja para o Rio de Janeiro ou Imbituba, no litoral sul de Santa Catarina.
85 anos (12 de setembro de 1935)
João Pessoa, Paraíba, Brasil
A canção vencedora do festival foi "Ponteio", de Edu Lobo e Capinam, interpretado pelo primeiro e por Marília Medalha.
A vencedora pela votação do júri foi "A Banda" (Chico Buarque de Hollanda), interpretada por Nara Leão, mas havia grande aclamação do público em relação a "Disparada" (Geraldo Vandré/ Théo de Barros), interpretada por Jair Rodrigues, Trio Marayá e Trio Novo, e, devido a Chico Buarque considerar "Disparada" melhor até ...
Naquela noite de 21 de outubro de 1967, cinco jovens compositores brasileiros aguardavam, nervos à flor da pele, o anúncio de quem seria o vencedor do 3º Festival de Música Popular Brasileira da TV Record. Seus nomes: Roberto Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque de Holanda, Gilberto Gil e Edu Lobo.
Fase Internacional - Vencedoras
Sabiá - Chico Buarque e Tom Jobim / 1968 Interpretada por Cynara e Cybele, a campeã de 1968 foi vaiada pela plateia, que desejava que o prêmio fosse entregue à Pra não dizer que não falei das flores.
O “calouro” se chamava Tom Jobim. ... O FIC de 1968 rendeu vaia inesquecível para Tom Jobim – Chico escapou, pois estava na Itália – e grande polêmica para a mais cantada música da noite: Pra não Dizer Que não Falei das Flores (Caminhando), de Geraldo Vandré.
Em abril de 1965, ocorreu o primeiro festival da Música Popular Brasileira pela TV Excelsior, onde consagrou-se campeã a música Arrastão, composição de Edu Lobo e Vinícius de Moraes, interpretada por Elis Regina.
Os Festivais de Música Brasileira foram uma série de concursos de canções originais e inéditas transmitidos por algumas emissoras de televisão brasileira (TV Excelsior, TV Record, TV Rio, Rede Globo) entre os anos de 1965 a 1985.
Em 1967 foi realizado o III Festival de Música Popular Brasileira, pela TV Excelsior, a versão mais famosa de todas, que revelou vários novos compositores e intérpretes que acabaram escrevendo um pouco da história da música brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Elis Regina.
Pode-se dizer que o nascimento da MPB passou pelos festivais de música, promovidos por emissoras de TV, como a Record e a Globo, de 1965 a 1972. Informalmente foi criada a categoria dos “campeões verdadeiros” e os “morais”, aqueles cujas músicas viraram hinos sem ter vencido. ...
Ao lado de Disparada, foi considerada a música marco da transição da Bossa Nova para aquilo o que passou a ser chamado de Música Popular Brasileira.
Chico Buarque
Resposta. Resposta: Driblar a censura foi um aprendizado para todos os artistas e intelectuais que, a partir de 1964, se engajaram na resistência ao regime militar.
No período da Ditadura Militar os artistas estavam fadados à censura imposta pelo governo que controlava as relações de produção cultural e manifestações artísticas.
Um artista não tinha mais uma forma limitada de atuação, como por exemplo, a pintura ou escultura. Performances, cartazes, pichações e até produtos industrializados modificados passaram a compor o catálogo das artes brasileiras. O que importava era o conceito, a leitura que o artista fazia da realidade.
A imprensa foi alvo da censura durante a ditadura instaurada pelo golpe civil-militar de 1964, que assumiu múltiplas formas: a lei da imprensa de 1967, a censura prévia, em 1970, a autocensura. ... Houve abençoados pela censura que construíram impérios de comunicações.