Quem administra o sistema da previdência social é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), autarquia do Governo Federal do Brasil que recebe as contribuições para a manutenção do Regime Geral da Previdência e é o responsável pelo pagamento dos benefícios previstos pela Previdência Social.
Autarquia vinculada ao Ministério da Previdência e Assistência Social, o INPS integrava o Sistema Nacional de Previdência e Assistência Social (Sinpas), encarregando-se da concessão e da manutenção de benefícios aos empregados e empregadores urbanos e rurais e a seus dependentes.
O que é o INSS O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é responsável pelo pagamento da aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores brasileiros, com exceção de servidores públicos.
Para que serve a Previdência Social O objetivo da Previdência Social é proteger o segurado. Ela ampara em caso de necessidade de afastamento do trabalho, maternidade (auxílio-maternidade), óbito (proteção à família com a pensão por morte), bem como garante a aposentadoria por idade avançada ou invalidez.
O trabalhador com carteira assinada é considerado contribuinte obrigatório. A responsabilidade pelos recolhimentos, porém, é do patrão. Além do desconto feito no salário do empregado, a empresa também recolhe sua parte nessa contribuição, que varia de acordo com o segmento.
A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizado pelos contribuintes, facultativos ou não, e pelo empregado doméstico.
Pagamento da Guia A parte mais fácil é efetuar o pagamento da GPS. ... O vencimento deve ser analisado em cada caso, por exemplo, as pessoas físicas podem escolher a data que poderão realizar o pagamento, porém, as pessoas jurídicas terão que pagar a guia mensalmente no dia 15.
Tabela INSS para Contribuinte Individual e Facultativo 2021
Auxílio-doença, aposentadoria por invalidez e perícia médica.
Como contribuir para o INSS como autônomo em 2021 [Passo a Passo]
4 passos para pagar o INSS como autônomo
Contribuinte Individual 2021: Saiba como contribuir com o INSS
O preenchimento do Carnê do INSS pode ser feito de maneira bem simples e prática: basta ter em mãos o seu número do PIS – que está presente na carteira de trabalho. Lembrando que o valor a ser pago para o INSS, acaba variando conforme o salário recebido ao final de cada mês.